É esta a competência mais procurada pelos recrutadores de talentos. Saiba como desenvolvê-la

Segundo a Fast Company, a adaptabilidade é agora a capacidade que os empregadores devem procurar numa nova contratação. Não basta mais ser talentoso ou trabalhador, as empresas procuram colaboradores versáteis, flexíveis e prontos para enfrentar os desafios de um mundo em rápida mudança.

 

Para melhorar a capacidade de adaptação, promova estes quatro hábitos.

 

1. Veja a mudança como uma oportunidade
Não importa o que aconteça no trabalho ou na vida, ser adaptável começa com uma perspectiva positiva. Não pode escolher os seus pensamentos, mas tem o poder de decidir se está disposto a acreditar e apoiá-los. Um estudo descobriu que os alunos com mentalidade de crescimento, ou seja, alguém que vê os desafios como oportunidades de crescimento, tiveram três vezes mais hipóteses de estar entre os 20% melhores nos testes.

Comece a prestar atenção às suas emoções e a que pensamentos surgem ao longo do dia. Quando uma reunião se atrasa meia hora, entra em pânico e fica frustrado com o desrespeito? Para entender melhor, acompanhe os seus pensamentos durante algumas semanas. Sempre que ocorrer uma mudança em sua vida, anote-a, juntamente com a sua reacção inicial. Vai começar a ver não apenas as quais emoções e pensamentos que mais se destacam, mas também a ver as mudanças que mais o assustam. Quanto mais praticar, percebendo os seus pensamentos, mais facilidade terá em lidar com as mudanças súbitas.

 

2. Tenha a aprendizagem como um hábito constante
É tentador pensar que, depois de ter um diploma nas mãos, os seus dias de estudo e aprendizagem terminaram, mas não é assim. De acordo com um relatório sobre a qualificação do local de trabalho, 25% dos adultos relataram uma discrepância entre as capacidades que têm e as necessárias para executar o seu trabalho actual. Em vez de ficar para trás, avalie as suas próprias capacidades e determine o que precisa de aprender para se aprimorar no trabalho que deseja, e não apenas permanecer no que já tem.

 

3. Expanda a sua rede de contactos
Comece a ver a sua rede de contactos como um investimento e perceba que pode aproveitar isso. Não considere a rede apenas como um meio de encontrar a sua próxima oportunidade, veja-a como uma oportunidade de estar em contacto com outras pessoas.

 

4. Seja amigo do desconforto
A vida pode facilmente tornar-se num ciclo confortável de repetição quotidiana. Isso pode fazer com que se sinta confortável na sua vida, mas, se quiser sair da mediocridade, comprometa-se a experimentar regularmente coisas novas fora da sua zona de conforto. Quanto mais se desafia, mais pode mudar o seu mindset e mais confortável se vai sentir com as mudanças.

 

 

Ler Mais