É esta a principal preocupação dos administradores e gestores em Portugal. A contratação e fidelização de talento surge em terceiro

O optimismo dos gestores continua em queda, tendo diminuído para 2,18 em Outubro, e a inflação é a principal preocupação, segundo um barómetro do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE).

 

«O optimismo continua em queda desde que é realizado o Barómetro de Gestores, permanecendo negativo e verificando-se este mês a pontuação de 2,18», refere o Barómetro. No último barómetro, o optimismo dos gestores fixara-se em 2,26.

Em Outubro, a taxa de inflação continua a figurar como a principal preocupação dos gestores consultados, mas obteve uma pontuação recorde desde Setembro de 2021, atingindo 47,1%. Já a taxa de juro ocupa a segunda posição, «com uma ligeira descida em relação ao mês de Setembro», enquanto a «contratação e retenção de talentos» ocupa a terceira posição. A preocupação com o Governo e a política que, no mês anterior ascendia à segunda posição, caiu agora para quarto lugar.

Este barómetro é realizado tendo por base um inquérito aplicado aos associados do FAE, sobre o que preocupa os administradores e gestores de empresas nos próximos 12 meses.

O FAE representa os gestores portugueses, contando com 12 presidentes executivos de empresas que integram o índice bolsista PSI.

Ler Mais