![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/08/1flex_edit.jpg)
É introvertido? Saiba ser mais confiante no trabalho
Sente que não consegue promover-se na organização onde trabalha apesar de ser um bom profissional? O segredo para superar os dilemas de uma eventual introversão está na auto-análise.
Muitas vezes quem é introvertido tem tendência a não conseguir exprimir os seus pontos de vista de forma frequente, tendendo a serem esquecidos, independentemente do profissionalismo e do talento, nas promoções ou para cargos de chefia. Um artigo do The Wall Street Journal detalha a estratégia de um colaborador da SAP para conseguir escapar a esse ciclo.
Depois de pedir feedback aos colegas de trabalho e de fazer uma auto-análise sobre as suas melhores qualidades e valores, Thomas Lynch chegou à conclusão de que estas estavam relacionadas com o seu temperamento introvertido: a vontade de ajudar outras pessoas sobrepunha-se ao estatuto e ao dinheiro.
Esta avaliação «fez-me perceber que era mais bem-sucedido do que pensava antes», disse o gestor ao WSJ, o que significava que quaisquer esforços para se tornar extrovertido seriam o caminho errado a tomar.
A aposta passou a estar num esforço maior em promover de forma sólida o seu trabalho, passando por programas de mentoring e de coaching, e na sedimentação da sua reputação nas chefias para ganhar mais auto-confiança na organização, revela o jornal.