É manager? Então isto é para si.

A gestão não é uma tarefa fácil e são necessárias habilidades muito específicas. Saiba como tirar o melhor partido da sua equipa.

 

 

Quatro em cada cinco gestores na Grã-Bretanha são-no “por acaso”, de acordo com o Chartered Management Institute. Eles não estudaram para serem managers, têm pouco conhecimento e experiência em conduzir equipas. Eles foram promovidos porque se destacaram no seu trabalho. Os gestores devem entender que já não é só sobre “fazer” e implementar, mas motivar e dar coaching a outros.

 

As competências de gestão e liderança necessárias incluem habilidades de comunicação, a compreensão de como motivar e influenciar as pessoas, saber como repreender os outros, gerir conflitos, delegar de forma eficaz, e estabelecer metas e objectivos. Não vamos esquecer que a maioria das pessoas tende a deixar a empresa pelo chefe em vez de pelo trabalho.

 

Um número crescente de empresas estão a investir na formação e treinamento para resolver as suas lacunas de competências nesta área. Os RH podem desempenhar um papel importante dando coaching a gestores ou assegurando que o apoio externo é fornecido.

 

Aqui estão algumas dicas para os gestores sobre como abordar o papel.

1. Aprenda a delegar de forma eficaz – Delegar não é sobre abdicar da responsabilidade, mas dar a tarefa à pessoa certa e gerir o processo. Isto significa comunicar claramente como esta deve ser realizada, definir os padrões exigidos, e dando o nível certo de suporte do começo ao fim.

2. Não assuma que os seus padrões são óbvios – É necessário explicitar os standards. A paciência é importante, uma vez que pode levar algum tempo para a sua equipa fazer as coisas com os níveis de qualidade exigidos por si.

3. Conheça a sua equipa – Fale com eles, saiba a formação que tiveram e as lacunas que precisam colmatar. Alguns podem exigir coaching. Compreenda os diferentes tipos de personalidade, nem todos respondem ao mesmo estilo de liderança.

4. Feedback (pouco e frequente) e louve o bom trabalho – Se o feedback é dado com integridade e com a intenção de ajudar o indivíduo consegue transformar um executor bom num excelente. Conseguir criar uma cultura de honestidade e ajuda faz com que os conflitos diminuam, a comunicação melhore e a moral aumente.

5. Crie espírito de equipa – É vital que todos entendam a importância da equipa. Peça a cada pessoa para responder às seguintes perguntas, e, em seguida, compartilhem os pontos de vista. Isto poderia ser feito uma vez por ano para ver como a equipa mudou. Pergunte:

  • Qual é o objectivo da equipa?
  • Como é que isso se encaixa nas metas de negócio/ estratégia?
  • Qual é o seu papel na equipa?

6. Apoie e desenvolva a equipa – Apoiar a sua equipe é importante; ouvi-la, deixar sempre a porta aberta para desabafarem quando necessário, de forma a que os problemas não escalem.

7. Celebre a conquista – Incentive sua equipa a rir, a partilhar uma piada ou história engraçada. Garanta que o ambiente de trabalho é mais relaxado, isto permite que as pessoas se sintam menos stressadas e faz com que as pessoas funcionem melhor em conjunto. Comemore o desempenho individual e em equipa, isto é essencial para as pessoas sentirem que o seu trabalho é valorizado.

Por Marielena Sabatier, CEO da Inspiring Potential na Human Resources UK

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