É melhor que gostem de si ou que o respeitem?

Preferia que gostassem de si ou que o respeitassem? Esta é talvez uma das perguntas que já se fez mais aos líderes por esse mundo fora, e é a questão, talvez, que mais vezes fizeram a si próprios.

 

É possível as pessoas gostarem de si e respeitarem-no ao mesmo tempo. Mas qual aprece primeiro? Se começarem a gostar de si, o respeito começa também a surgir depois? Ou é o contrário?

Esta resposta pode ser dada dependendo das áreas de actuação. Por exemplo, na política, claramente, é mais importante ser-se adorado em primeiro lugar.

Mas, no fundo, toda a nossa vida profissional ou pessoal, e o seu sucesso, depende da popularidade. E essa conquista-se, na maioria dos casos, quando as pessoas começam a gostar de si.

Por isso, se está a começar o seu caminho na liderança, ou se quer iniciar uma mudança, comece por fazer com que as pessoas gostem de si, para depois gerar confiança e, no fim da linha, respeito:

Seja real

Ninguém gosta de um falso. Revele as suas vulnerabilidades e fraqueza. Interesse-se genuinamente pelos outros, aprofunde os seus interesses, pensamentos, sonhos e desafios.

Seja simpático

Isto parece demasiado simples. Mas muitos têm alguns problemas quando chega a hora de ser simpático com os outros, e na maioria das vezes não é por maldade. No entanto, isso transmite uma sensação negativa nas outras pessoas. Sorria sempre que pode e de maneira honesta, seja bem-educado, agradeça e peça desculpa. Estes são os basilares da simpatia.

Seja respeitoso

Se quer ser respeitado, respeite também. Seja bem-intencionado, generoso e sincero nos seus cumprimentos e considerações, mesmo que elas sejam negativas. Normalmente, uma pessoa tem por garantido que os outros pensam primeiro em si do que no outro. Se começar a mostrar que tem a capacidade de pensar primeiro nos outros isso será valorizado.

Mantenha-se centrado e confiante

Ser confiante, mas de maneira tranquila e humilde, é talvez das características que mais efeitos positivos transmite nas outras pessoas. Transmita essa confiança aos outros quando eles precisarem.

Fonte: Fortune

Ler Mais