E os melhores profissionais de TIC em Portugal são…

Chief Information Officer vão apostar mais nas tecnologias de informação em 2012, segundo estudo da OracleA comunidade europeia de executivos da área das TI CIONET anunciou a lista de candidatos a melhor CIO português.

A CIONET, comunidade de executivos de TI na Europa, anunciou a lista dos candidatos a melhor CIO português – uma shortlist de onde serão eleitos os nomes que vão representar o País no European CIO of the Year, evento internacional organizado anualmente pela CIONET.

No apuramento do melhor CIO haverá três categorias: CIO orientado para Cliente, CIO orientado para Tecnologias e CIO orientado para Processos de Negócio. Dos oito responsáveis vão ser eleitos três que serão propostos para representar Portugal no evento europeu, explica a CIONET.

Artur Loureiro, da Sonae, CIO do Ano em Portugal no ano passado, vai debater, no evento, o papel da CIONET junto da Comissão Europeia e os pontos que estão em estudo pela instituição. Jaime Quesado, economista e especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade, será outro dos oradores da iniciativa.

A lista de finalistas da CIONET:

«– Alexandre Ramos, director de Tecnologias de Informação da Lusitânia Seguros. Formado em Engenharia Informática e de Sistemas pelo Instituto Superior de Engenharias de Coimbra, Alexandre Ramos foi anteriormente responsável pelas TIs do Grupo AXA Portugal.

– António Menezes, CIO e CEO da Sata Airlines. Com um doutoramento em Economia pelo Boston College, onde também completou um mestrado em Economia, o atual CEO da SATA conta ainda com formação no AMP (Advanced Management Programme) da Universidade Católica e com licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

– Bruno Cortes, CIO da Parfois. Bruno Cortes tem como principais argumentos na sua formação profissional o MBA em Gestão e Marketing da Porto Business School e a pós-graduação em A Nova Agenda da Liderança Empresarial pelo Instituto da Empresa. É ainda mestre em Ciências Informáticas, formação ministrada pela Universidade do Minho.

– Guilherme Teixeira, CIO do Grupo Casais. O responsável do Grupo Casais trabalhou anteriormente na Sonae Indústria. Licenciado em Química pela Universidade do Minho, o CIO tem ainda um mestrado em Informática pela mesma instituição e conta com uma pós-graduação em Finanças pela Porto Business School.

– Nuno Miller, CIO da Farfetch. Nuno Miller ingressou na Farfetch depois de ter assumido funções na Parfois, na Organtex e na Deloitte. Com um Executive MBA pela Eudem (Escola Europeia de Desenvolvimento Empresarial), o CIO tem ainda uma licenciatura em Engenharia pela Universidade do Minho.

– Pedro Ferreira, director de Sistemas e Tecnologias de Informação no Infarmed IP. Após ter trabalhado em empresas como a PT SI, a Novabase e a Ernst & Young, Pedro Ferreira dedica agora o seu tempo e competências ao Infarmed. Com formação em Engenharia Informática e mestrado em Economia e Gestão de Ciências, Tecnologia e Inovação, bem como em Administração de Empresas (ambos pelo ISEG), Pedro Ferreira fez ainda o Programa de Gestão da Universidade Católica em 2010.

– Rui Ferro, director de Tecnologias de Informação na AdvanceCare. Formado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Rui Ferro trabalhou anteriormente no Banco de Portugal, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e na Portugal Telecom.

– Rui Gomes, CIO do Hospital Fernando Fonseca. Rui Gomes acumula a licenciatura em Engenharia Eléctrica e Electrónica da Universidade de Coimbra com uma pós-graduação em Gestão de Informação (Universidade de Aveiro), uma certificação em Sistemas de Informação em Saúde pelo INA, um mestrado em Informática Médica (pela Universidade do Porto) e um doutoramento em Administração Empresarial pelo ISCTE. Trabalhou antes no CINTESIS (Ministério da Saúde).»

Ler Mais