![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2011/12/teclas.jpg)
E os melhores profissionais de TIC em Portugal são…
A comunidade europeia de executivos da área das TI CIONET anunciou a lista de candidatos a melhor CIO português.
A CIONET, comunidade de executivos de TI na Europa, anunciou a lista dos candidatos a melhor CIO português – uma shortlist de onde serão eleitos os nomes que vão representar o País no European CIO of the Year, evento internacional organizado anualmente pela CIONET.
No apuramento do melhor CIO haverá três categorias: CIO orientado para Cliente, CIO orientado para Tecnologias e CIO orientado para Processos de Negócio. Dos oito responsáveis vão ser eleitos três que serão propostos para representar Portugal no evento europeu, explica a CIONET.
Artur Loureiro, da Sonae, CIO do Ano em Portugal no ano passado, vai debater, no evento, o papel da CIONET junto da Comissão Europeia e os pontos que estão em estudo pela instituição. Jaime Quesado, economista e especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade, será outro dos oradores da iniciativa.
A lista de finalistas da CIONET:
«– Alexandre Ramos, director de Tecnologias de Informação da Lusitânia Seguros. Formado em Engenharia Informática e de Sistemas pelo Instituto Superior de Engenharias de Coimbra, Alexandre Ramos foi anteriormente responsável pelas TIs do Grupo AXA Portugal.
– António Menezes, CIO e CEO da Sata Airlines. Com um doutoramento em Economia pelo Boston College, onde também completou um mestrado em Economia, o atual CEO da SATA conta ainda com formação no AMP (Advanced Management Programme) da Universidade Católica e com licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.
– Bruno Cortes, CIO da Parfois. Bruno Cortes tem como principais argumentos na sua formação profissional o MBA em Gestão e Marketing da Porto Business School e a pós-graduação em A Nova Agenda da Liderança Empresarial pelo Instituto da Empresa. É ainda mestre em Ciências Informáticas, formação ministrada pela Universidade do Minho.
– Guilherme Teixeira, CIO do Grupo Casais. O responsável do Grupo Casais trabalhou anteriormente na Sonae Indústria. Licenciado em Química pela Universidade do Minho, o CIO tem ainda um mestrado em Informática pela mesma instituição e conta com uma pós-graduação em Finanças pela Porto Business School.
– Nuno Miller, CIO da Farfetch. Nuno Miller ingressou na Farfetch depois de ter assumido funções na Parfois, na Organtex e na Deloitte. Com um Executive MBA pela Eudem (Escola Europeia de Desenvolvimento Empresarial), o CIO tem ainda uma licenciatura em Engenharia pela Universidade do Minho.
– Pedro Ferreira, director de Sistemas e Tecnologias de Informação no Infarmed IP. Após ter trabalhado em empresas como a PT SI, a Novabase e a Ernst & Young, Pedro Ferreira dedica agora o seu tempo e competências ao Infarmed. Com formação em Engenharia Informática e mestrado em Economia e Gestão de Ciências, Tecnologia e Inovação, bem como em Administração de Empresas (ambos pelo ISEG), Pedro Ferreira fez ainda o Programa de Gestão da Universidade Católica em 2010.
– Rui Ferro, director de Tecnologias de Informação na AdvanceCare. Formado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Rui Ferro trabalhou anteriormente no Banco de Portugal, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e na Portugal Telecom.
– Rui Gomes, CIO do Hospital Fernando Fonseca. Rui Gomes acumula a licenciatura em Engenharia Eléctrica e Electrónica da Universidade de Coimbra com uma pós-graduação em Gestão de Informação (Universidade de Aveiro), uma certificação em Sistemas de Informação em Saúde pelo INA, um mestrado em Informática Médica (pela Universidade do Porto) e um doutoramento em Administração Empresarial pelo ISCTE. Trabalhou antes no CINTESIS (Ministério da Saúde).»