É urgente a promoção do bem-estar em contexto de trabalho

Por Nelson Lopes, CEO da Sodexo Portugal

 

Num contexto de disseminação da pandemia de COVID-19, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado amanhã, dia 28 de Abril, ganha especial relevo devido ao significativo esforço e à capacidade de adaptação que todos os agentes do mundo empresarial estão a realizar, para que as empresas possam garantir a sua actuação.

Levar a cabo esta missão, este desafio sem precedentes, não tem sido tarefa fácil. O anúncio de pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aconteceu já há mais de um ano, sendo que os avanços e recuos relacionados com o confinamento, e o novo aumento de novos casos de infecção, provocam uma elevada dose de incerteza e de ansiedade.

Com uma (nova) luz ao fundo do túnel, trazida pela implementação do processo de vacinação, interessa criar e implementar, nas empresas, uma estratégia que seja capaz de garantir o bem-estar e felicidade dos colaboradores, reter talento e praticar a resiliência, salvaguardando os vários ensinamentos, que a pandemia nos trouxe, colocando-os em prática no futuro.

Mais do que nunca, é necessário olhar e cuidar, aproveitar este momento para sensibilizar e estimular a um diálogo que defenda todo o ecossistema laboral, sempre com o foco nas pessoas. Os números comprovam-no: segundo a OMS, cerca de 1 bilhão de pessoas, em todo o mundo, vivem com algum tipo de transtorno mental, sendo que mais de 75% dessas pessoas não recebem qualquer tratamento para sua condição. É preocupante.

É por isso urgente a promoção do bem-estar em contexto de trabalho, que, aliás, é cada vez mais apontado como um factor incontornável, num contexto de mercado globalizado e competitivo. Apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar.

Devem ser desenvolvidas estratégias, individuais e colectivas, que garantam o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento das organizações, para que nos locais de trabalho os colaboradores possam inventar, inspirar, liderar e aprender a criar um amanhã melhor, promovendo o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

O local de trabalho ideal só é conseguido através da implementação de programas de apoio sólidos, com o apoio de profissionais especializados e ferramentas adequadas, como por exemplo através do Employee Assistance Programme, que permite aceder aos melhores profissionais de saúde, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com o objectivo de estar ao lado dos colaboradores, sempre que precisem.

Este é apenas um exemplo, entre tantos outros, de um programa que tem como objetivo principal o bem-estar dos colaboradores. Porque, sem dúvida, no fim do dia, o mais importante são as pessoas.

 

Ler Mais