Edifício histórico da MEO no Porto torna-se a nova sede da 42 e vai poder receber 600 alunos
Com capacidade para 600 alunos aprenderem programação de forma gratuita, a nova sede da 42 Porto fica na Rua da Picaria – num edifício histórico com 1200m2 disponibilizado pela MEO.
Desde que abriu portas no norte do País, em Junho de 2022, a escola, com um método gamificado que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores, conta já com mais de 300 alunos (serão 400 a partir de 9 de Abril, data em que arranca o novo curso).
Pedro Santa Clara, presidente Executivo da 42 Portugal, destaca que «o novo espaço permite à 42 aumentar consideravelmente a sua presença na cidade do Porto e no norte do País, e responder à procura crescente que o curso da 42 tem sido alvo por parte de portugueses e estrangeiros, com diferentes backgrounds pessoais, académicos e profissionais, que procuram nesta escola e na programação um novo rumo para as sua vidas. Poder contar com o apoio da MEO nesta caminhada é motivo de orgulho e um exemplo do que a sociedade civil pode dar ao País.»
Por seu lado, Madalena Albuquerque, Chief Human Resources officer da Altice Portugal, afirma: «sem dúvida que este é um projecto que muito acarinhamos, perfeitamente enquadrado no compromisso assumido pela MEO perante a sociedade civil, em particular, na sua contribuição para o acesso universal ao conhecimento e no apoio à educação em Portugal».
«Desde o primeiro momento, em que fomos desafiados pela Escola 42, que a mobilização foi total, na procura de uma solução que permitisse a continuidade do projecto na cidade do Porto. A transformação de um edifício que representa uma importante parte da história da MEO, como é a Central da Picaria, numa iniciativa tão nobre e com um impacto desta relevância para o grande Porto, enche-nos de orgulho e foi uma decisão extremamente fácil para a MEO», conclui.
No Porto, a Escola 42 conta com o apoio de vários mecenas que viabilizam a existência do programa. É o caso da Critical TechWorks, Câmara Municipal do Porto, Teya, Amorim, BA Glass, OTIIMA, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e MEO.
Desde que abriu portas em Portugal, em Julho de 2020, a 42 já soma 9 kick-offs, mais de 1250 alunos, mais de 47 mil candidatos registados, 14 Piscines em Lisboa e 9 no Porto.
Na escola 42 aprende-se de forma prática, desenvolvendo projectos entre pares, num modelo que parece um jogo. Para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.
O programa da 42 é 100% gratuito (a escola é totalmente financiada por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12.º ano concluído.
A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.
As candidaturas estão abertas 365 dias por ano no Porto e em em Lisboa através dos links apply.42porto.com e apply.42lisboa.com.
Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 21 mil alunos em 30 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação e uma das mais inovadoras do mundo, segundo o ranking WURI 2023 onde constam outras instituições de ensino como o MIT, Stanford e Harvard, por exemplo.