EDP: Conciliar o trabalho com a vida pessoal

Cada vez mais a saúde e o bem-estar dos colaboradores é uma questão central nas empresas.

 

Colaboradores satisfeitos, saudáveis e que se sentem bem no seu local de trabalho tornam-se mais produtivos, e é essa a premissa que torna tão importante criar as condições certas para motivar os colaboradores. Na EDP, a promoção de um estilo de vida saudável é uma cada vez maior preocupação, razão pela qual a empresa tem desenvolvido programas de promoção de saúde, bem-estar e conciliação entre a vida pessoal e profissional.

Apesar de garantir aos seus colaboradores o acesso a sistemas de protecção e cuidados de saúde complementares aos serviços públicos de saúde, a EDP tem uma política de promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores através do Programa Conciliar e de outros programas corporativos.

No âmbito do Programa Conciliar, são desenvolvidas e implementadas várias iniciativas que têm como objectivo promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, fomentando o equilíbrio, bem-estar e conciliação nos diversos planos das suas vidas. Em suma, este programa gira em torno de quatro objectivos fundamentais: contribuir para a operacionalização da estratégia de diversidade e inclusão do Grupo EDP; criar, promover e comunicar medidas que abranjam os vários segmentos e gerações de colaboradores; incentivar a participação activa dos colaboradores no desenvolvimento e utilização das medidas.

O programa é composto, actualmente, por 18 iniciativas que pretendem acompanhar não só os vários ciclos de vida do colaborador, mas também as diferentes gerações existentes na organização, apostando também numa maior abrangência geográfica da implementação dessas iniciativas.

Estas iniciativas estão estruturadas em seis eixos de acção: “para quem acabou de chegar” (onde os colaboradores encontram medidas como o EDP Runners ou a Bolsa de Horas de Voluntariado); “para quem quer ser pai ou mãe” (onde a empresa celebra o nascimento de um bebé EDP ou atribui uma dispensa a gestantes no final da gravidez); “para quem conhece os cantos à casa” (em que é disponibilizada ginástica laboral e se celebra o nascimento de um neto); “para quem gosta de descontos” (onde a EDP disponibiliza uma plataforma de descontos); e medidas “para quem precisar precisar” (onde se permite o estacionamento de bicicletas ou o colaborador receber encomendas particulares no local de trabalho).

Para além do Programa Conciliar, a EDP efectua regularmente campanhas para promover cuidados de saúde e bem-estar aos seus colaboradores tais como a prevenção da diabetes, mês do coração, prevenção da gripe, entre outras.

Todas estas iniciativas são bem recebidas pelos colaboradores, a avaliar pelo último inquérito de clima realizado, em que 70% dos colaboradores afirmaram que as medidas de conciliação promovidas pela EDP ajudam a obter um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal. Mais expressivo ainda foi o último questionário de satisfação enviado pela EDP aos seus colaboradores, do qual se concluiu que 92% dos respondentes consideram úteis as iniciativas do Programa Conciliar.

As iniciativas mais valorizadas pelos colaboradores, segundo fonte oficial da EDP, «são as relacionadas com a Parentalidade, nomeadamente, o Celebrar o nascimento (pé-de-meia para o filho do colaborador EDP), a Dispensa a Gestantes (dispensa a colaboradoras gestantes, até um máximo de 15 dias de calendário no período imediatamente anterior à data prevista para o parto, sem repercussões remuneratórias) e o Estacionamento para Grávidas».

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Novembro da revista Human Resources.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...