EDP continua a ser uma das eléctricas mais sustentáveis do mundo segundo o índice Dow Jones. Conseguiu pontuação máxima em cinco critérios

A EDP volta a ser reconhecida como uma das eléctricas líderes a nível mundial na área da sustentabilidade, consolidando essa posição no Dow Jones Best-in-Class Indices, onde é também a única empresa portuguesa no índice há 17 anos consecutivos. O grupo integra ainda o Top 5% no Global Yearbook de Sustentabilidade de 2025 da S&P.

A S&P Global Sustainable volta a reconhecer a EDP como uma das eléctricas mais sustentáveis  do mundo, entre as 264 utilities eléctricas de diferentes geografias. Além da posição de destaque no Dow Jones Best-in-Class Index, continua também a ser a empresa portuguesa a integrar o índice global há mais tempo. 

Este ano, entre as mais de 7600 empresas avaliadas, a EDP volta a integrar o Yearbook de Sustentabilidade da S&P, que distingue as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade em cada sector. Em 2025, a empresa regressa ao ranking que, desde 2022, distingue as empresas cujas receitas provenientes da produção de energia a partir do carvão representam menos de 5%, para além de reconhecer as empresas com impacto positivo na liderança do desenvolvimento sustentável. Dele fazem parte apenas 780 empresas distribuídas por 62 indústrias.

Nesta edição dos índices Dow Jones, a EDP foi distinguida como ‘Best in Class’ com a pontuação máxima de 100 pontos em cinco dos 23 critérios – mais um face ao ano anterior – confirmando, assim, as suas boas práticas em vertentes como: transparência e relatórios, ética nos negócios, direitos humanos, relações com clientes e oportunidades de mercado. A análise dos 23 critérios, realizada com a metodologia Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global Sustainable, determina a inclusão ou não das empresas no índice Dow Jones.

No indicador transparência e relatório, a EDP destacou-se com o Relatório Anual Integrado 2023 que apresenta objectivos operacionais a curto prazo e ambiciosos a longo prazo alinhados com a estratégia da empresa. Este relatório foi também reconhecido pelo World Business Council for Sustainable Development, como um dos melhores 10 relatórios entre os 181 analisados pelo terceiro ano consecutivo. No indicador oportunidades de mercado, a empresa demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade ao oferecer um portefólio diversificado de soluções, como os contadores inteligentes. Também na relação com clientes, foi reconhecida uma melhoria consistente na satisfação dos clientes EDP ao longo dos últimos três anos.

No critério de ética, a EDP reforçou a sua actuação com várias iniciativas, entre as quais se destacam, por exemplo, um Código de Ética e o reporte transparente de infracções, complementadas por ações de formação e sensibilização e um canal Speak Up, para diálogo com os stakeholders. Adicionalmente, nos direitos humanos, o grupo apresenta bons resultados, fruto da identificação, prevenção e monitorização de riscos, em alinhamento com os Princípios Orientadores das Nações Unidas nos direitos humanos e laborais. 

«A posição de liderança da EDP nos Índices Dow Jones Best-in-Class reconhece o compromisso em prol do desenvolvimento sustentável, da descarbonização e do combate às alterações climáticas. Ao pertencermos a este índice global há 17 anos e ao europeu há 15 anos, sinalizamos ao mercado que seguimos práticas sustentáveis e que contribuem para acelerar a transição energética», afirma Rui Teixeira, administrador financeiro da EDP.

A EDP foi ainda distinguida pela melhoria de performance nos critérios de resíduos e poluentes, água e gestão de riscos e crises. No indicador de resíduos e poluentes, a estratégia de economia circular complementada com iniciativas como a digitalização e a valorização de recursos adoptada pela empresa, resultou na redução contínua de resíduos ao longo dos últimos quatro anos. No que diz respeito à água, a EDP estabeleceu como meta diminuir o consumo em 78% até 2025, tendo já alcançado 88% dessa redução em 2023. 

Ler Mais