EDP: Uma universidade para os colaboradores

Na EDP, a formação é levada a sério. Foi por isso que a empresa criou há 10 anos uma universidade corporativa dedicada aos seus colaboradores.

 

A progressiva digitalização, as novas oportunidades e modelos de negócio e a dependência dos contextos regulatórios são alguns exemplos dos desafios para o Grupo EDP. Por outro lado, a preocupação com a transmissão do conhecimento entre diferentes gerações e o desenvolvimento de competências críticas têm sido um dos focos de actuação. A Universidade EDP foi criada em 2009 com o objectivo de responder a estes desafios para os quais a capacitação dos colaboradores do Grupo EDP e a utilização do seu potencial são cruciais. Passados 10 anos, a universidade corporativa da EDP continua a ser um instrumento fundamental na resposta aos desafios com os quais o mundo das organizações se depara.

Neste sentido, a EDP assume, com a sua Universidade, a missão de reforçar uma cultura comum, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, encorajando novos talentos e o uso total das suas competências. Pretende-se que a Universidade EDP seja um catalisador para o desenvolvimento do conhecimento e talento, contribuindo para o sucesso da estratégia do Grupo, criando valor para os vários stakeholders.

No ano em que celebra 10 anos de existência, a Universidade EDP foi reconhecida em Las Vegas (EUA) com um galardão de ouro na cerimónia Learning Elite Awards, promovida pela revista norte-americana Chief Learning Office, na qual são distinguidas as empresas com melhores práticas ao nível da formação e desenvolvimento corporativo. De um total de 57 empresas reconhecidas (a concurso estiveram mais de 200 empresas), o Grupo EDP, através da sua universidade corporativa, foi a única empresa portuguesa distinguida com a mais elevada qualificação destes prémios. Uma conquista que reforça o posicionamento da Universidade EDP e o reconhecimento que tem recebido de forma gradual, mas também a responsabilidade de continuar a responder às necessidades dos negócios e das suas pessoas. Conheça abaixo algumas das apostas atuais da Universidade EDP.

 

Aposta na digitalização

A transformação digital acontece a uma velocidade e escala sem precedentes, transformando modelos de negócio em todos os sectores e forçando as empresas a adaptarem-se a este novo contexto. No Grupo EDP, a digitalização está a acontecer em todos os negócios e geografias, mudando a forma como a empresa actua no sector da energia e a forma como se relaciona com colaboradores, clientes e comunidades. Neste sentido, a Universidade EDP tem desenvolvido um conjunto de iniciativas que permite, por um lado, informar e preparar os colaboradores para os efeitos da transformação digital e, por outro, desenvolver as competências necessárias para esta transformação. Assim, para além da criação de uma oferta formativa focada na digitalização, recorrendo a metodologias e tecnologias de aprendizagem inovadoras (ex: realidade virtual, realidade aumentada), têm sido criadas e divulgadas aos colaboradores playlists de conteúdos relevantes de acesso global, bem como a possibilidade de inscrição em Massive Open Online Courses (MOOC) para os membros das comunidades virtuais de Robotics & Automation e Analytics, Big Data & AI.

 

Conhecimento para todos

Num contexto de profunda transformação do sector energético e de uma renovação geracional acentuada, a EDP tem adoptado práticas sustentadas de gestão do conhecimento, fundamentais para manter a capacidade de inovação e de desenvolvimento do Grupo. A Universidade EDP tem sido um instrumento determinante para a criação, preservação e disseminação de conhecimento. Neste contexto, destaca-se a captura e difusão de informação, através da sua Biblioteca Online e de acordo com o perfil e interesses dos colaboradores; o desenvolvimento do LINK (Login to Knowledge), uma plataforma interactiva e de suporte à gestão de conhecimento; bem como o apoio a iniciativas desenvolvidas nos vários negócios da EDP, com a elaboração de estudos de caso, dinamização de comunidades de prática, entre outras.

 

Acolher e integrar

Um dos principais momentos de transmissão do conhecimento às novas gerações acontece no acolhimento a novos colaboradores. Assim, quem entra na EDP pode contar com um programa de acolhimento e integração que contempla um conjunto de actividades presenciais e online e iniciativas de networking que têm em vista a incorporação dos valores e cultura da empresa, bem como a transmissão de conhecimento sobre o nosso negócio. Com uma abrangência global e integradora das características locais, esta experiência garante a aquisição de conhecimento transversal do Grupo EDP e facilita a partilha de experiências intra e intergeografias desde o momento da admissão na empresa.

 

Uma nova escola

Recentemente foi criada de uma nova escola de negócio, orientada para os temas da gestão de energia e mercados grossista. A Escola de Gestão de Energia contribui para dar uma resposta integrada aos desafios impostos pela actividade grossista na carteira de negócios da EDP. O seu percurso formativo encontra-se estruturado em dois anos e está aberto a colaboradores de diferentes áreas com interface neste tema, tendo como foco questões de gestão de energia no mercado ibérico, mas também uma perspectiva mais alargada, a nível mundial, de todas as matérias. Ao participarem nas formações desta Escola, os colaboradores terão a oportunidade de adquirir competências-chave necessárias à actuação em mercados de energia, desenvolvendo uma visão detalhada e integrada da gestão dos activos de energia da EDP na Ibéria, da gestão das commodities energéticas e do funcionamento dos mercados internacionais de energia.

 

Liderar em todas as frentes 

Depois da aposta em programas de liderança para new managers (Lead Now Program) e também colaboradores com elevado potencial (Energizing Program), a Universidade EDP volta agora as suas atenções para o grupo de managers com mais de seis anos de experiência, tendo desenhado um novo programa de liderança, o Leading Others Program. Este programa, com a duração de seis meses, proporciona uma formação alinhada com as tendências atuais de liderança, promovendo momentos de self-awareness e fomentando a partilha de experiências entre os colaboradores de diferentes empresas do Grupo. O programa, que se encontra neste momento na sua segunda edição, tem vindo a destacar-se junto dos colaboradores, devido à abordagem inovadora e à dinâmica utilizada nas diferentes sessões.

 

Planear a reforma

A mudança da vida profissionalmente activa para a situação de reforma, como todas as mudanças, será mais bem-sucedida se for preparada atempadamente. Por este motivo, a Universidade EDP tem apostado também no Programa Planear a Reforma, um programa de formação pioneiro a pensar nos colaboradores que vão iniciar esta nova fase das suas vidas. Este programa teve já quatro edições e conta com três eixos fundamentais relacionados com as principais necessidades e dúvidas dos colaboradores nesta fase: finanças, bem-estar físico e psicológico e ocupação do tempo

Este artigo foi publicado na edição de Julho/Agosto da Human Resources.

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Vai poder acompanhar os Jogos Olímpicos através do Twitter
Automonitor
Quer ir a Peniche ver o campeonato mundial de surf? A Hertz dá descontos