Eduardo Caria, Grupo Ageas Portugal. Tecnologia e Gestão de Pessoas: a chave para o sucesso nas empresas
Para Eduardo Caria, director de Pessoas e Organização do Grupo Ageas Portugal, «a natureza exponencial de tecnologias como o ChatGPT e o Metaverso impõe a necessidade urgente de as organizações investirem internamente na capacitação destas competências, e o que definirá esta nova era será o modo como as organizações irão adaptar-se às novas exigências».
«O crescimento exponencial da tecnologia é uma realidade premente que levanta questões cruciais para as organizações ao nível do futuro do trabalho, e para a sociedade, ao nível de moral e ética, entre outros. A segurança e as dinâmicas laborais poderão ser afectadas, principalmente quando começam a elevar-se novos instrumentos de maior complexidade e capacidade, tais como a Inteligência Artificial, o polémico ChatGPT ou o mundo virtual do Metaverso.
A 46.ª edição do Barómetro da Human Resources espelha este novo panorama, com os empresários a reconhecer que tanto o ChatGPT (42%) como o Metaverso (59%) são instrumentos que poderão trazer melhores resultados na Gestão de Pessoas, sobretudo no caso da formação; 32% reconhecem ainda que a tecnologia da Inteligência Artificial terá um impacto significativo nas organizações. No que respeita à qualificação e requalificação, o barómetro mostra-nos que devem ser uma prioridade (68%), não só para as empresas, mas como para os próprios profissionais – um dado muito importante, já que mais de 30% consideram que a percentagem de colaboradores que necessitam de possuir competências digitais situa-se entre os 80% e os 100%.
A natureza exponencial destas tecnologias impõe a necessidade urgente de as organizações investirem internamente na capacitação destas competências, e o que definirá esta nova era será o modo como as organizações irão adaptar-se às novas exigências.
Obviamente, poderemos considerar que haverá muitos impactos positivos, em termos de produtividade e gestão do talento, mas não sem prepararmos devidamente o futuro.»
Este testemunho foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources, no âmbito da XLVI edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.