
Empreendedores do G20 têm potencial de criar 10 milhões de empregos para jovens
Falta de recursos especializados é a principal preocupação dos empreendedores, independentemente da dimensão das suas empresas, segundo um estudo da Accenture.
Os empreendedores podem vir a ajudar a criar 10 milhões de empregos para jovens nos países pertencentes ao G20, caso se dissipem as barreiras ao empreendedorismo. Esta é a principal conclusão de um estudo da Accenture que indica ainda que 74% dos empreendedores inquiridos planeiam recrutar jovens talentos em 2014, mas muitos acreditam que o facto de existir falta de recursos com competências relevantes pode impedir o crescimento e a criação de emprego.
Intitulado “The promise of digital entrepreneurs: creating 10 million youth jobs in the G20 countries”, o estudo da Accenture analisa a visão de mais de 1000 empreendedores e destaca as barreiras que podem limitar o seu potencial de criação de emprego e de suporte ao crescimento da economia. O relatório revela ainda que 85% acreditam ter um papel importante na criação de postos de trabalho para jovens, mas encontram muitos desafios, incluindo o financiamento, as economias de escala e o apoio à inovação, a expansão internacional e o acesso às competências adequadas. Este estudo foi apresentado durante a Cimeira de Jovens Empreendedores do G20 em Sidney, Austrália.
Este relatório da Accenture indica ainda que os empreendedores acreditam haver muito a fazer para melhorar as oportunidades de emprego para jovens nos seus países. Apenas 26% considera que as iniciativas dos Governos de apoio à criação de emprego jovem são relevantes e eficientes. Além disso, 54% falam da falta de incentivos como uma barreira à contratação de jovens.
Falta de recursos especializados preocupa a maioria dos empreendedores
A falta de recursos especializados é a principal preocupação dos empreendedores, independentemente da dimensão da sua empresa. Mais de 78% dos inquiridos afirmam ter alguma dificuldade em recrutar pessoas com as qualificações necessárias. Para além disso, 62% referem que a falta de qualificação dos recursos é uma das suas principais preocupações.
Confima-se que muitos empreendedores têm dificuldades em assegurar financiamento, um problema que não se limita às novas empresas. Na verdade, 32% dos empreendedores referiram o acesso a financiamento como um dos seus maiores desafios, sendo que a maioria das organizações que enfrentam este desafio têm mais de três anos.