
Empresas mostram boas práticas de melhoria contínua
Autoeuropa, Salsa e Hospital de São João são três das organizações que apresentarão projectos de aumento de produtividade num evento da Kaizen, a decorrer no dia 1 de Outubro, na Fundação Cupertino Miranda.
O evento – promovido pelo Kaizen Institute Portugal – reúne as entidades galardoadas na mais recente edição do Prémio Kaizen Lean, iniciativa que premeia anualmente as melhores práticas organizacionais instituídas no mercado nacional.
De entre as entidades galardoadas, destaque para a Salsa, que venceu na categoria “Produtividade” com um projecto assente na reorganização das tarefas logísticas e da secção de lavandaria e tinturaria. O Centro Hospitalar São João foi distinguido na categoria “Sector da Saúde” com um projecto que permitiu agilizar a disponibilização da informação interna à gestão e ao corpo clínico. Já a Autoeuropa e a Sonae – premiadas na categoria “Sistema de Melhoria Contínua Indústria e Serviços” (respectivamente) – revelarão como os seus sistemas de melhoria contínua se encontram num nível de excelência. O Novo Banco fará igualmente uma apresentação cujo projecto assenta numa cultura centrada na melhoria contínua para satisfazer as necessidades dos clientes.
A edição 2014 está já a ser preparada, sendo que 31 de Outubro é o prazo limite para submissão de candidaturas por parte das empresas que tenham bons para partilhar. Relembre-se que o prémio está estruturado por categorias, que têm por base o tipo de projecto e a dimensão da organização em questão: “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, “Excelência na Qualidade”, “Excelência na Produtividade” e “Excelência no Sector da Saúde.