Empresas portuguesas oferecem estágios remunerados a jovens estrangeiros para atrair e fixar talento

As empresas nacionais vão oferecer estágios remunerados a jovens estrangeiros que completem o mestrado em Portugal, no âmbito de um programa que visa atrair novos talentos e fixar pessoal qualificado, bem como inverter o “inverno demográfico”, avança o DN.

 

De acordo com a publicação, o programa resulta de uma parceria entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a associação Business Roundtable Portugal (BRP). O projecto-piloto avança neste semestre com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O programa Inov Contacto Reverse, anunciado permitirá a empresas nacionais oferecer estágios remunerados a recém-mestres estrangeiros, para reforçar a disponibilidade de quadros internacionais que sustentem o processo de globalização das empresas, explicam os promotores da iniciativa, acrescentando que tem como base “os 25 anos de sucesso do Inov Contacto da AICEP”.

O projecto-piloto, que avança no primeiro semestre deste ano, com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), consiste na realização de estágios remunerados de seis meses, em contexto real de trabalho, onde cada jovem terá a oportunidade de colaborar com uma das entidades de acolhimento (empresas parceiras do programa).

Para a concretização do projecto-piloto, esta iniciativa irá contar no total com a participação de 10 empresas da Associação BRP que, no seu conjunto, irão disponibilizar 12 estágios.

Ler Mais