Empresas preocupadas com atraso na adopção de big data

Até 2020, 20% das receitas das organizações serão fruto do conhecimento gerado pela análise inteligente de dados, revela estudo global da Capgemini e EMC.

65% das organizações reconhecem que correm risco de perder competitividade se não incorporarem novas soluções de análise de dados. Segundo este levantamento anual, 63% das organizações consideram que o big data está a mudar os limites tradicionais de négocios e a permitir a migração para novos fornecedores dentro da indústria.

O big data parece agora ser fundamental não apenas para o sucesso, mas também para a sobrevivência do próprio negócio. 59% dos inquiridos acreditam que os dados mantidos pelas empresas constituem actualmente uma componente essencial do valor de marcado, sendo que dos 32% dos líderes já introduziram ou estão a introduzir novos cargos voltados para a gestão inteligente de dados.

O relatório, “Big & Fast Data: The rise of Insight-Driven Business”, realizado pela Capgemini, em parceria com a EMC Corporation, entrevistou mais de mil directores e decisores da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia Pacífico, para entender a necessidade e a capacidade de adopção do big data pelas empresas

Outras conclusões do relatório:

  • 54% afirma que os investimentos em big data nos próximos três anos vão superar os valores dos anos anteriores;
  • 61% reconhece que big data, por si só, contribui para o aumento da receita e está a tornar-se tão valioso para as empresas quanto os produtos e serviços vendidos;
  • 43% das organizações já possuem ou estão a reestruturar-se para explorar novas oportunidades em big data;
  • 52% considera que a adopção de análise inteligente de dados foi dificultada por limitações no processo de desenvolvimento de TI;
  • 77% declaram que os decisores exigem cada vez mais análises de dados em tempo real.