
EPAL: Formar para o futuro da água
A Academia das Águas Livres promove a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de competências no sector da Água e do Ambiente, acompanhando a evolução e as exigências do mercado.
A EPAL é a maior e mais antiga empresa do sector da Água em Portugal, pelo que tem o dever e a responsabilidade de preservar e partilhar todo o seu conhecimento e experiência. Desta forma, a Academia das Águas Livres, criada em 2013, é o meio de excelência para promover esta partilha e transmissão de conhecimentos a todos os que manifestem interesse — desde os trabalhadores da EPAL aos das restantes empresas do Grupo AdP, bem como aos trabalhadores de outras entidades públicas e privadas ligadas ao Sector da Água e do Ambiente.
A Academia das Águas Livres, certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e com cursos certificados pela Ordem dos Engenheiros e acreditados pela RELACRE, procura responder às necessidades do sector, que se encontra em permanente evolução e crescimento, exigindo cada vez mais qualificações teóricas associadas a competências adquiridas no meio empresarial. Para o efeito, conta com um corpo de formadores de excelência, com sólida experiência técnica e pedagógica, que compreende formadores individuais, parcerias com universidades e uma bolsa de formadores interna, que inclui quadros da EPAL e de outras empresas do Grupo AdP, bem como especialistas externos com comprovada formação e experiência técnica e prática.
Para o desenvolvimento da sua actividade formativa, a Academia dispõe de condições privilegiadas e flexíveis ao nível das infraestruturas, abrangendo, para além do edifício da formação com quatro salas devidamente equipadas e uma área de convívio para intervalos, espaços verdes sustentáveis e estacionamento.
Todos os anos, a Academia das Águas Livres define um catálogo com a sua oferta formativa, que disponibiliza em epal.pt, para todos os que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos. No entanto, a EPAL continua disponível para conceber iniciativas e programas de formação personalizados, adaptados às necessidades específicas das entidades gestoras. Estas formações podem ser realizadas em formatos presencial, a distância ou b-learning, abrangendo contextos intraempresa e interempresa, com o objectivo de potenciar o desenvolvimento das competências técnicas e estratégicas dos profissionais da Água e do Ambiente.
O Plano de Formação visa prosseguir linhas de actualização e inovação que decorrem da avaliação formativa realizada e da reflexão sobre os desafios do futuro no sector. Por isso, a EPAL reforçou a formação em sustentabilidade, gestão energética e competências interpessoais, bem como ampliou o número de Unidades de Curta Duração (UFCD) integradas no Catálogo Nacional de Qualificações.
A Academia das Águas Livres continua comprometida com o desenvolvimento de competências interpessoais, a capacitação técnica e a inovação, promovendo a criação de novos conhecimentos e a sua partilha, contribuindo para um sector mais preparado e resiliente.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias de Formação” que foi publicado na edição de Outubro (nº. 178) da Human Resources.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.