eSolidar está a promover campanha para ajudar três organizações sociais portuguesas

Confiar – Associação de Fraternidade Prisional, Associação SOS Voz Amiga e Associação Novamente são as três organizações sociais vencedoras da campanha Giving Tuesday. As organizações vão receber fundos através de uma campanha de crowdfunding online, realizada pela plataforma de impacto social eSolidar para financiarem os seus projectos.

 

A Confiar concorreu com a sua Casa de Saída e o projecto C.A.R.A., um projecto de inclusão e reinserção social de ex-reclusos que pretende ajudar com uma resposta habitacional temporária e condições que permitam a procura activa de emprego, o desenvolvimento estrutural, a aquisição de competências básicas e relacionais e oferecer apoio psicológico a quem cumpriu a sua pena e saiu em liberdade.

Já a Associação SOS Voz Amiga pretende alargar a sua capacidade de resposta junto da população e conseguir contratar mais um profissional de Saúde Mental para dar apoio aos voluntários da associação e, assim, ter capacidade para atender um maior número de pessoas.

O projecto Viver Novamente, que ajuda pessoas com deficiência ou que sofreram um traumatismo crânio-encefálico, pretende desenvolver actividades em grupo com finalidade terapêutica e de capacitação para ajudar na reintegração social e/ou profissional dos seus utentes e diminuir o burnout dos seus cuidadores.

A eSolidar decidiu, este ano, juntar-se ao movimento mundial Giving Tuesday e criar a sua própria campanha solidária para ajudar organizações sociais a conseguirem fundos para as suas causas.

Como refere Afonso Borga, responsável pelo Voluntariado e Sustentabilidade da GRACE e um dos júris convidados para esta iniciativa, «numa altura com imensos desafios como os que vivemos, que colocam em causa o desenvolvimento da missão social de inúmeras organizações, a campanha promovida pela eSolidar no âmbito do Giving Tuesday representa uma excelente oportunidade de apoiar organizações que, em diversas áreas, dão uma resposta essencial em várias áreas da sociedade, desde a saúde mental à reinserção social. Uma verdadeira corrente de solidariedade.»

Até 13 de Dezembro, qualquer pessoa pode aceder à campanha de crowdfunding aqui.

O valor total angariado com esta campanha será repartido de igual forma pelos três projectos.

Ler Mais