Espanha avança com projecto-piloto para testar semana de quatro dias de trabalho

Espanha poderá tornar-se num dos primeiros países a experimentar semana de trabalho de quatro dias, depois do Governo ter concordado em lançar um projecto-piloto para empresas interessadas na ideia, revela o The Guardian.

 

Segundo a publicação, o Governo concorda com a proposta do partido de esquerda Más País, permitindo assim que algumas empresas testem horários de trabalho mais reduzidos.

A partir da proposta do Más País em defesa da jornada de trabalho de 32 horas sem redução salarial, o debate sobre a jornada de trabalho em Espanha, fixado em 40 horas semanais como limite há mais de um século, foi reaberto. Também na Da Nova Zelândia à Alemanha, a ideia tem vindo a ganhar terreno globalmente.

De acordo com o The Guardian, as justificações para a defesa deste modelo de trabalho são várias, mas fala-se num aumento da produtividade, na melhoria da saúde mental dos trabalhadores, do combate às alterações climáticas e outras questões relacionadas com o bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Enquanto os detalhes do projecto-piloto serão discutidos com o governo, o seu partido propôs um projeto de 50 milhões de euros, com a duração de três anos, que permitiria às empresas testar horas reduzidas com risco mínimo. Os custos de uma incursão da empresa na semana de trabalho de quatro dias, por exemplo, poderiam ser cobertos em 100% no primeiro ano, 50% no segundo ano e 33% no terceiro ano.

Ler Mais