
Especial mobilidade: Facilitar a empregabilidade
O Centro Nacional Europass é a entidade responsável pelo Europass em Portugal. Permitindo registar em documento os conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida, visa a facilitar a empregabilidade e a integração no mercado de trabalho.
Iniciativa comunitária composta por cinco documentos – Europass CV, Europass Passaporte de Línguas, Europass Mobilidade, Europass Suplemento ao Certificado e Europass Suplemento ao Diploma, o Europass permite registar em documento os conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida. Em Portugal, o Centro Nacional Europass é a entidade responsável, tendo como principais funções promover e gerir o Europass, garantindo o uso eficaz dos documentos e ajudando os cidadãos a preenche-los.
Desde a sua criação, em 2005, até ao momento, 25.115,545 Europass CV foram emitidos em Portugal, o que lhe permitiu ficar no primeiro lugar do ranking europeu na utilização do Europass. «Só no primeiro semestre deste ano, já foram emitidos 2.086,408 documentos Europass em Portugal, o que levou o Centro Nacional Europass a realizar uma avaliação da importância desta ferramenta para os seus utilizadores», revela Catarina Oliveira, coordenadora do organismo, explicando que «todos os documentos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma https://europass.cedefop.europa.eu/pt e no site www.europass.pt, sendo que o objectivo reside em que o utilizador comece a construir o seu portfólio de modo a facilitar a sua empregabilidade e a sua integração no mercado de trabalho».
Abrangendo todos os cidadãos, jovens e adultos que pretendam ver as suas qualificações e competências registadas nos documentos europeus, os principais utilizadores do Europass são, normalmente, jovens à procura do primeiro emprego em Portugal ou na Europa. «A partir de 2008 a utilização do Europass CV aumentou significativamente em Portugal, colocando-nos em primeiro lugar no ranking europeu na sua utilização até 2015. Neste momento, estamos em segundo lugar», revela a responsável. Sobre o Europass Mobilidade afirma que, de 2015 para 2016, a sua emissão aumentou para o dobro. «Este ano ainda não fechou, mas já temos um número bastante significativo. Este aumento na utilização dos documentos revela a importância que o Europass tem no mercado de trabalho nacional e europeu.»
Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro da Human Resources Portugal.
Veja os outros temas da edição.