Está a debater-se com a produtividade da sua equipa? Estas dicas vão ajudar

A procura pela produtividade tem sido uma preocupação constante dentro das organizações, precisamente por ser indispensável à competitividade das empresas num mercado cada vez mais exigente. Para aumentar a produtividade não basta investir em equipamentos ou na contratação de novos profissionais

 

Isso mesmo se defende no site Metadados, onde se destaca que o desempenho das equipas depende muito do estilo de gestão adoptado, dos programas destinados à qualificação dos colaboradores, da padronização dos processos, da racionalização dos recursos e da introdução de soluções tecnológicas.

Neste contexto, uma estratégia de Recursos Humanos é fundamental para a obtenção do sucesso das organizações. Através de uma participação activa, devem ser ser planeadas acções direccionadas ao capital humano, à atracção e retenção de talentos, à capacitação e à formação de equipas de alta performance.

Para aumentar a produtividade, é preciso ter uma gestão orientada para os resultados e para as pessoas. É neste sentido que, no site, se elencam cinco dicas que podem ajudar a melhorar o rendimento:

 

– Defina metas individuais e colectivas

Para uma gestão orientada à produtividade, é preciso assegurar que os colaboradores conheçe a estratégia da empresa e que todos compreendam a importância do compromisso, da dedicação e do talento para a conquista de bons resultados. Assim, a estratégia corporativa deve ser traduzida em objectivos macro, que, por sua vez, precisam de ser desdobrados em metas individuais e colectivas — envolvendo departamentos, gestores e equipas.

Convém lembrar que essas metas devem ser desafiadoras, porém coerentes com os limites de actuação, função e experiência de cada profissional. Paralelamente, é fundamental elaborar um planeamento completo, que serve de guia para nortear as equipes.

E para incentivar ainda mais a produtividade, a sugestão é implementar um sistema de recompensas, baseado na conquista e na superação das metas. Deste modo, é possível valorizar o desempenho, reconhecer o compromisso e encorajar o sentimento de pertença. Quando as metas são colectivas, acontece o fortalecimento da cooperação e da colaboração.

 

– Adopte novas ferramentas e aposte em tecnologia

A adopção de novas ferramentas é mais uma iniciativa importante para aumentar a produtividade. Sistemas integrados, softwares de gestão, redes sociais colaborativas, dispositivos móveis, podem descomplicar muito o dia-a-dia da equipa
de recursos humanos.

Com uma infraestrutura adequada, é mais fácil optimizar o tempo, eliminar desperdícios e despesas, construir processos padronizados, gerir o conhecimento, criar um sistema de comunicação eficiente e dinâmico e acompanhar os indicadores. Além disso tudo, as soluções tecnológicas centralizam as informações, mantendo-as actualizadas e acessíveis, de modo a simplificar a tomada de decisões.

 

– Implemente um programa de desenvolvimento completo

Os índices de produtividade estão intimamente relacionados com a capacitação das equipas. Por isso, os programas de desenvolvimento são tão importantes. Mas para que o programa seja realmente efectivo, é preciso ter em atenção algumas etapas.

É preciso realizar um levantamento detalhado das principais necessidades da empresa, incluindo as operações críticas, incidência de falhas, novos projectos, lacunas ou monopólios internos de conhecimento, reciclagens obrigatórias sobre normas técnicas e legislações.

Depois é essencial considerar aspectos da cultura e dos valores corporativos, que devem ser reforçados entre os colaboradores. Por fim, é preciso analisar o perfil dos profissionais, perceber talentos, preferências, aptidões e deficiências. Desta forma, é possível elaborar um plano de desenvolvimento completo e individualizado, com a finalidade de potencializar os pontos fortes e corrigir as fraquezas.

Tenha o cuidado de desenvolver não somente habilidades operacionais, mas de preparar a sua equipa para conduzir a melhoria de processos e a gestão de projectos, assim como a análise de indicadores e a execução de planos de acção.

 

– Prepare a liderança

O estilo de gestão tem sempre uma grande influência sobre o desempenho geral. Por isso, é imprescindível identificar e preparar líderes legítimos, capazes de motivar, incentivar e inspirar.

Essa preparação deve abranger conhecimentos técnicos e de gestão, capacidade de planeamento e execução, além do poder de decisão. Mas as competências comportamentais também devem fazer parte deste programa, com umaatenção especial para o equilíbrio emocional, autoconfiança, persuasão, resiliência, humildade, empatia, perseverança, comunicação interpessoal e a habilidade de construir relacionamentos produtivos.

Uma atitude positiva, que inclui bom humor, gentileza, entusiasmo e a preocupação com o indivíduo, também é importante para a criação de um clima organizacional colaborativo.

 

– Aperfeiçoe a comunicação interna e incentive a participação
A qualidade da comunicação interna é determinante para aumentar a produtividade. Assim, é preciso definir estratégias eficazes para informar e motivar todos os profissionais. É fundamental investir nas soluções tecnológicas que agilizem a comunicação entre gestores e equipas e que garantam a partilha de dados e de conhecimento com maior dinamismo.

De forma complementar, é importante criar outros canais, como newsletters, e-mails ou jornais internos. A linguagem, o conteúdo e a frequência também precisam de ser planeados, de modo a assegurar a compreensão e a aplicabilidade das informações.

Neste contexto, os gestores têm papel decisivo, sendo que os líderes são sempre comunicadores competentes.

As reuniões devem contar com a participação de todos, com a troca de ideias e opiniões, alinhamento de expectativas e esclarecimento de dúvidas.

 

É preciso aprimorar constantemente o modelo de gestão, atrair e reter talentos, promover o desenvolvimento dos colaboradores e apoiar a inovação. Apenas assim será possível conquistar a produtividade e assegurar a satisfação e a motivação de todas as equipas.

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