Está a pagar comissões nos bancos por ter lá um PPR? Saiba como o evitar

Ter vários PPR com perfis diferentes pode ser uma boa estratégia para aumentar o retorno a longo prazo. Mas abrir contas em vários bancos traz um problema, as comissões que acabam por absorver parte dos lucros. No podcast “Vamos a Contas”, o jornalista da SIC explica como contornar este custo e maximizar o rendimento dos seus PPR.

 

O especialista aconselha a escolher um PPR mais conservador, um moderado, que tenha por exemplo 60% de acções e 40% de obrigações, e eventualmente um outro PPR que tenha 100% de acções. Pode pesquisar e decidir quais os PPR que quer fazer e depois vai tentar descobrir onde é que eles se vendem. Há vários PPR que se vendem em várias instituições financeiras (não só em bancos mas também em correctores ou gestores de fundos), por isso pode escolher os que não têm comissões.

Para evitar comissões bancárias no seu PPR, pode ainda transferi-lo para bancos digitais ou que ofereçam contas sem custos, negociar com o seu banco. Procure isenções (domiciliação, património), ou mude para a conta de serviços mínimos bancários, pois muitos PPRs antigos em bancos tradicionais cobram taxas altas, sendo a migração ou um PPR em seguradora/fundo mais vantajoso.