Está a trabalhar das 9 às 9? Saiba como evitar trabalhar horas extra em 2023 (pela sua saúde)

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório sobre os efeitos nocivos das horas extras. A conclusão foi clara: trabalhar horas a mais é prejudicial para a saúde, já que provoca um aumento de stress, que por sua vez pode levar a esgotamento emocional, ataques de pânico e até problemas cardíacos.

Além dos problemas de saúde para o colaborador, as horas extras também podem ser prejudiciais para o empregador. Por exemplo, quando um colaborador se despede devido a um esgotamento, resultante de uma carga de trabalho excessiva, a organização sofre economicamente.

A Robert Walters Portugal sugere duas dicas para evitar o excesso de trabalho.

Fale com o seu gestor

Felizmente, existem algumas medidas que pode tomar para não trabalhar em demasia. Já aconteceu o seu manager ‘’agendar’’ horas extra em dias diferentes? Se está prestes a tornar-se “rotina”, fale com ele (ou director de recursos humanos) o quanto antes e tentem encontrar uma solução conjunta. Se não funcionar, pode procurar ajuda externa. Em casos extremos, sindicatos ou advogados especialistas em direito laboral podem dar o conselho de que precisa.

A importância do relaxamento

Existem também algumas soluções menos extremas, mas igualmente eficazes para profissionais que trabalham mais por conta própria.

Assim que chegar a casa, “desligue” do trabalho e resista à tentação de verificar alguns e-mails. Se estiver em homeoffice, estabeleça uma hora limite para desligar o computador (recorra a alarmes no telemóvel se necesssário).

Aproveite o seu tempo pessoal para fazer algo relaxante, como assistir a um filme, dar um passeio, cozinhar ou passar tempo com a família.

Ler Mais