Esta empresa criou um barómetro de Recursos Humanos para aferir o bem-estar e motivação dos colaboradores

Mais de um ano depois de a pandemia ter alterado a forma como trabalhamos, como nos relacionamos e como vivemos, a tb.lx criou um barómetro de recursos humanos para aferir os níveis de segurança psicológica, bem-estar, e motivação dos seus colaboradores.

 

Com uma amostra de 46 respostas (número total de colaboradores da tb.lx à data de realização do estudo), a pesquisa interna concluiu que a maioria classifica a Flexibilidade e Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal como uma das principais razões para ficar na empresa, independentemente do nível de senioridade.

Por outro lado, uma melhor oferta relativamente a Salário e Benefícios é uma das principais razões que levariam os colaboradores a considerar sair.

O barómetro de recursos humanos é resultado do trabalho conjunto da Chief People Officer da tb.lx, Sara Gorjão, e do Data Scientist João Paulo Figueira, responsáveis pela criação do inquérito e respectivos parâmetros, recolha, tratamento, e análise dos dados.

Com o objectivo de identificar oportunidades para melhorar a experiência das equipas e responder a todas as necessidades dos trabalhadores, a ferramenta online permite que cada pessoa seleccione e coloque por ordem os aspectos que mais valoriza, e os que a levariam a sair da empresa.

Para Sara Gorjão, chief People officer da tb.lx, «desenvolver o barómetro de recursos humanos foi muito esclarecedor. Não só pude conhecer as motivações dos nossos trabalhadores através dos dados qualitativos, como também ter um melhor entendimento daquilo que é o trabalho de bastidores de um Data Scientist tão experiente como o nosso colega João Paulo. Juntando estas duas forças – o foco nas pessoas e os dados, conseguimos ser ainda mais proativos no que diz respeito à retenção de talento, pois usamos as aprendizagens do estudo para tomar melhores decisões e fazer os nossos tblxers felizes.»

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