Esta empresa vai experimentar a semana de quatro dias de trabalho e explica porquê

A Crioestaminal, laboratório de Células Estaminais sediado em Cantanhede, vai participar no projecto-piloto da semana de quatro dias de trabalho, promovido pelo Governo. Durante seis meses, os colaboradores da da empresa vão passar a trabalhar menos horas semanais, mantendo os seus salários e benefícios.

 

«A flexibilidade no trabalho faz, desde sempre, parte da cultura da empresa. Este projecto aparece na altura certa. A Crioestaminal completa 20 anos em 2023 e considera que está na altura de dar o salto para uma nova forma de trabalhar, que acredita ser o futuro no mercado de trabalho. Uma forma que dê mais tempo livre aos colaboradores, para fazerem o que desejarem», afirma Alexandra Mendes, directora de Recursos Humanos da Crioestaminal.

A transição para a redução de horas semanais vai implicar a revisão completa dos processos de trabalho dentro da empresa, o que pode incluir medidas simples, como a optimização da duração das reuniões e do número de participantes, a criação de métodos de trabalho que evitem interrupções ou a adopção de novas tecnologias /software.

Como tal, está a ser desenvolvido um novo modelo de trabalho, com a ajuda da 4 Day Week Global, de forma a melhorar a produtividade diária e as dinâmicas de trabalho nos próximos meses, sem comprometer o serviço: o laboratório da Crioestaminal vai continuar a funcionar de acordo com uma escala que garante a disponibilidade, durante todos os dias da semana, para receber e criopreservar as amostras dos bebés que nascem.

«Para os nossos clientes nada mudará. Ou, se calhar, muda tudo. Quem guarda as células estaminais na Crioestaminal sabe que está a guardar as células numa empresa que considera que o mais importante são as pessoas e que, ter colaboradores satisfeitos e motivados garante um serviço de qualidade», acrescenta Alexandra Mendes.

Ler Mais