Esta linha de crédito às empresas foi duplicada. Saiba se é elegível

A linha de crédito Capitalizar – Covid-19, que visa apoiar empresas cuja actividade se encontra afectada pelos efeitos económicos resultantes do surto, foi duplicada. Conheça os os requisitos. 

 

Este apoio conta, agora, com uma dotação de 400 milhões de euros de crédito, segundo a informação que consta do portal da IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação. Inicialmente, o Governo pretendia lançar esta linha com um valor de 100 milhões de euros, mas o montante acabou por ser reforçado para 200 milhões. Agora, é novamente duplicado.

Podem ser candidatas as micro, pequenas e médias empresas (PME), devidamente certificadas pelo
IAPMEI (Certificação PME), ou grandes empresas (sem Certificação PME) desde que estas últimas
se encontrem, pelo menos, numa situação comparável à situação B- em termos de avaliação de
crédito.

O financiamento máximo por empresa é de três milhões de euros: 1,5 milhões de euros na dotação «fundo de Maneio» e 1,5 milhões de euros na dotação «plafond tesouraria».

Esta linha funciona numa lógica de aprovação por ordem de apresentação de candidaturas, que devem ser apresentadas directamente junto dos bancos aderentes. O prazo termina no próximo dia 31 de Maio. O banco, por sua vez, deverá analisar documento (contas de 2019) ou balanço intercalar em como a empresa
não tem capitais próprios negativos.

As empresas poderão optar pelo pagamento de uma taxa de juro fixa ou uma taxa variável, indexada à Euribor, à que acresce um spread de 1,928% a 3,278%.

Os empréstimos atribuídos no âmbito desta linha de crédito têm uma garantia do Estado de até 80% do montante concedido.

Ler Mais