Está na dúvida sobre se deve aceitar uma proposta de emprego? Antes, faça (sempre) estas perguntas
Finalmente conseguiu aquela oportunidade de emprego à qual se candidatou. E agora? É tempo de mudar de papel de candidato e assumir o papel de decisor. Antes de aceitar qualquer proposta, o Harvard Business Review sugere colocar-se estas perguntas.
Leia atentamente e responda com sinceridade:
Está a escapar-me algo?
É fácil concentrar-se nos aspectos positivos, por isso tire tempo para considerar sinais de alerta que possam ter passado despercebidos durante o processo de entrevista.
Como é realmente a cultura da empresa?
A cultura impacta a sua experiência diária, por isso contacte eventuais futuros colegas e avalie se o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional está alinhado com as suas necessidades.
Como será o futuro chefe?
A relação com o seu chefe irá moldar o seu crescimento, por isso tente obter informações sobre o seu estilo e expectativas de gestão.
Qual é o meu potencial de crescimento na organização?
Considere se a função oferece oportunidades de desenvolvimento, mentoria e progresso na carreira a longo prazo.
Que relações vou construir?
Os seus colegas de trabalho vão melhorar (ou piorar) a sua experiência, por isso tente ter uma ideia de como serão as interacções diárias, bem como como construir uma rede de ligações na empresa.
Além do salário, o que mais posso negociar que me beneficiaria nesta função?
Peça benefícios que melhorariam a sua experiência e desenvolvimento diário, como horário flexível ou verba para desenvolvimento profissional.
Qual é a minha estratégia de saída?
Tenha sempre um plano de backup caso o trabalho ou a empresa não sejam, a longo prazo, o fit certo.