
Esta organização sem fins lucrativos está a dar formação a quem quer ser professor em escolas de contexto desfavorecido
A falta de formação pedagógica inicial e contínua, bem como a falta de acompanhamento, constitui um problema adicional à já conhecida falta de professores. Para contribuir para a resolução deste problema, a organização sem fins lucrativos Teach For Portugal, com base na experiência dos últimos cinco anos, ampliou o Programa de Desenvolvimento de Liderança a profissionais com habilitações para serem professores, garantindo formação pedagógica, bem como acompanhamento durante dois anos lectivos, àqueles que querem trabalhar em escolas de contextos desfavorecidos enquanto professores.
A ONG tem como objectivo que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação que lhes permita desenvolver o seu máximo potencial, independentemente do seu contexto socioeconómico. Nos últimos cinco anos, com a experiência em atrair talento e formá-lo para trabalhar em par pedagógico nas salas de aula das escolas mais vulneráveis do país, a Teach For Portugal demonstrou resultados positivos, tendo reduzido as negativas dos alunos em média em 53%.
Além de seleccionar pessoas com um perfil específico, a Teach For Portugal dá formação prévia e contínua em pedagogia e liderança, que aborda temas como estratégias de gestão de sala de aula ou de planeamento para os extremos de forma a incluir a pluralidade cultural e de níveis de conhecimento de todos os alunos.
Já o acompanhamento contínuo tem permitido aos mentores TFP, e agora também aos professores, partilharem os desafios que encontram em sala de aula e explorarem em conjunto soluções alternativas para fazer os seus alunos chegarem mais longe.
O projecto piloto do Programa de Desenvolvimento de Liderança alargado a professores estará a ser testado durante os próximos dois anos letivos na Área Metropolitana de Lisboa com professores nas disciplinas de Português e Matemática do segundo ciclo em escolas de contextos desfavorecidos.
O programa tem a duração de dois anos lectivos, porque se pretende que os profissionais que passam pela experiência em contextos desfavorecidos sejam impelidos a desenvolver soluções para a desigualdade educativa através das suas carreiras, seja continuando directamente na educação, contribuindo para políticas públicas ou empreendedorismo social, informados pela realidade do terreno.
O Programa da Teach For Portugal tem as candidaturas abertas até 9 de Março e procura profissionais que queiram dedicar as suas carreiras a transformar a educação e a reduzir as desigualdades.