Esta tecnológica portuguesa ofereceu 50 computadores a alunos carenciados

Em contagem decrescente para o regresso das aulas online, a Primavera BSS e a Student Keep, projecto solidário de promoção da igualdade de acesso ao ensino, distribuíram 50 computadores pelos alunos mais carenciados dos agrupamentos escolares das regiões do Alentejo e Algarve.

 

As verbas para aquisição dos computadores foram angariadas pela tecnológica, através da comercialização do livro infantil solidário “Salvador, o pequeno herói”, sendo posteriormente transferidas para a Student Keep, que adquiriu o material informático e entregou os equipamentos à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST), entidade responsável pela identificação dos agrupamentos escolares com maiores necessidades e respetiva entrega aos agregados familiares.

Rui Nuno Castro, responsável pelo projecto Student Keep, salienta a importância deste apoio numa altura em que a ausência de tecnologia pode pôr em causa o futuro de milhares de jovens. «Numa era em que tudo caminha para o digital, facilmente poderemos imaginar o impacto da exclusão digital nos jovens, particularmente em pandemia, em que o acesso ao ensino passa por modelos online. Todos podemos fazer algo para ajudar e iniciativas como esta da PRIMAVERA são fundamentais neste apoio à inclusão digital. Com certeza, estes computadores fazem a diferença no futuro dos estudantes que os receberam.»

Para além desta iniciativa, no início da pandemia, a Primavera BSS formou professores para a utilização de tecnologias de suporte às aulas online, tendo como propósito promover a educação e a literacia digital, conforme explica Ângela Brandão, vice-presidente da tecnológica, «o futuro é sem dúvida digital e enquanto sociedade temos de conseguir que todos os jovens, mesmo os mais necessitados, tenham acesso à educação e à tecnologia para se poderem preparar da melhor forma para esse futuro. É nessa perspectiva digitalmente inclusiva que estamos a colocar os nossos esforços, apoiando esta causa na qual nos envolvemos de uma forma muito especial, através deste conto infantil que pode ser adquirido por famílias e educadores, mas que simultaneamente disponibilizámos às bibliotecas de todos os agrupamentos escolares do país».