“Estágio de vida” em empresas portuguesas

A Fundação GIRL MOVE, organização não governamental portuguesa que se dedica a capacitar jovens e mulheres em Moçambique, traz a Portugal um grupo de 21 jovens moçambicanas para um programa de “estágios de vida” em empresas portuguesas parceiras do projecto.

 

Vinte e uma jovens licenciadas estão na fase final do programa de liderança da GIRL MOVE. Os estágios, que decorrerão entre Setembro e Outubro, são a última etapa de uma formação de um ano e meio de inovação social e liderança destas jovens em Nampula, no norte de Moçambique. O Programa de Liderança e Empreendedorismo Social da GirlMove tem o objectivo de capacitar as “girl movers” como agentes de inovação social, com o poder e o conhecimento para transformar a sociedade em que se inserem.

O “estágio de vida” prevê três etapas: imersão num contexto profissional corporate e de inovação social; formações de topo e conhecer melhor a história, cultura e modernidade, o melhor que Portugal tem a oferecer ao mundo.

Cada uma das “girl movers” estará inserida numa empresa parceira do projecto e com actividades dedicadas ao seu perfil pessoal e profissional. Estas jovens terão ao seu dispor uma rede de apoio enquanto estiverem em Portugal: terão uma mentora dentro da empresa acolhedora, assim como uma buddy, rapariga universitária, que a acompanhará em programas de carácter recreativo e cultural.

As empresas acolhedoras terão um total de 21 planos individuais totalmente personalizados de acordo com a área vocacional e plano de carreira de cada “girl mover”, com o objectivo de contribuir para, no seu regresso a Moçambique, potenciar uma empregabilidade com impacto.

As empresas que vão acolher este projecto são: Águas de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa, EDP, Fidelidade, Fundação Manuel Violante, McKinsey, Grupo Jerónimo Martins, Grupo José de Mello Saude, L´Oreal, Logoplaste, Millenium BCP, Miranda Advogados, PwCoopers, Cuatrecasas Santander Totta, Sonae, The Navigator Company, Vieira de Almeida, advogados.

Mais informações sobre a Girls Move no site.

Veja também estas notícias.

Ler Mais