Estágios profissionais mudam de regras

4iefpDepois de um período de interrupção, as candidaturas para estágios ao abrigo do IEFP reabriram com novas regras como a diminuição de 12 para nove meses de duração.

Para além da redução temporal – com alargamento possível para os 12 meses «em situações devidamente fundamentadas a apreciar pelo IEFP», segundo a portaria – a comparticipação das bolsas, que oscilam entre os 419,22 e 691,70 euros, passa a ser de 65% ou de 80% se for uma entidade privada sem fins lucrativos ou uma empresa com menos de 10 trabalhadores.

Podem candidatar-se a estágios profissionais os jovens entre entre os 18 e os 30 anos; pessoas com idade superior a 30 anos que tenham obtido qualificações ao nível básico, secundário ou superior há menos de três anos, desempregadas há mais de um ano e à procura de novo emprego; pessoas com deficiência ou incapacidade; ex-reclusos e toxicodependentes em recuperação.

As candidaturas reabrem a 31 de Julho.

Pode consultar a portaria aqui.