Estas 15 competências serão as mais procuradas até 2025. Se não as tem, desenvolva-as (o seu emprego pode depender disso)
O relatório “The Future of Jobs”, do Fórum Económico Mundial, apresentou um ranking das 15 competências em franco crescimento até 2025.
São elas:
1. Pensamento analítico e inovador:
Capacidade de analisar contextos, identificando métodos e soluções inovadoras.
2. Aprendizagem activa e estratégias de aprendizagem
Capacidade de querer continuar a aprender, a identificar as necessidades e formas de aprendizagem, absorver e aplicar novos conhecimentos.
3.Resolução de problemas complexos
Capacidade de criar soluções claras, objectivas e diferentes dos métodos tradicionais com o intuito resolver problemas complexos.
4. Pensamento crítico e analítico
Esta competência permite analisar, avaliar e posicionar-se de acordo com diferentes situações e contextos.
5. Criatividade, originalidade e iniciativa
São características que introduzem frequentemente os factores diferenciadores no desenvolvimento de projectos.
6. Liderança e influência social
Importantes no desenvolvimento de projectos, essencialmente no que diz respeito à comunicação com chefias, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.
7. Uso de tecnologia, monitorização e controlo
Na era digital, é fundamental compreender e integrar o uso da tecnologia nos projectos, criando estratégias de monitorização e controlo de resultados.
8. Design e programação tecnológica
Considerando o crescente comércio digital, o design e programação tecnológica assumem destaque nas competências indispensáveis no próximo ano.
9. Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade
Estas competências são determinantes para navegar com sucesso em qualquer carreira profissional.
10. Raciocínio, resolução de problemas e idealização
Estas capacidades de utilizar métodos, de forma ordenada, para encontrar soluções inovadoras para problemas específicos é bastante relevante para qualquer profissional.
11. Pensamento analítico e inovador
Capacidade de identificar e lidar com maior facilidade com as emoções e os sentimentos e, consequentemente, os de outros indivíduos. Esta é uma das competências pessoais mais importantes, mas também uma das mais difíceis de desenvolver. Quando trabalhada permite lidar com sucesso relativamente a constrangimentos pessoais e/ou profissionais que possam surgir.
12. Aprendizagem activa e estratégias de aprendizagem
Num universo cada vez mais interligado e em rápida transformação, a capacidade (e interesse) de se manter actualizado quanto às últimas tendências, sejam elas de que área ou sector forem, é importante.
13. Resolução de problemas complexos
Deve concentrar-se em antecipar, reconhecer e atender às necessidades dos seus clientes ou potenciais clientes.
14. Pensamento crítico e analítico
Atingindo objectivos/metas, é importante a identificação e análise de indicadores de desempenho-chave, de modo a ser possível corrigir alguns desvios ou atrasos relativamente ao planeado.
15. Criatividade, originalidade e iniciativa
Importantes no desenvolvimento de um projecto, essencialmente no que diz respeito à comunicação com chefias, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.