Estas 5 séries da Netflix ensinam várias lições sobre gestão de pessoas e liderança

As séries da Netflix são criadas para entretenimento, mas também podem ser uma excelente oportunidade para observar o ambiente empresarial, oferecendo boas lições.

 

De acordo com a publicação “Gupy”, para os recursos humanos os enredos trazem ideias sobre a gestão de pessoas, liderança, estratégia e operações. Cada episódio serve de inspiração para as aplicações dos recursos humanos no ambiente corporativo, facilitando o trabalho estratégico junto aos diferentes departamentos da organização.

As séries aqui apresentadas abordam temas como liderança, trabalho em equipa, planeamento e resultados.

  • La Casa de Papel

Uma das séries de maior sucesso da Netflix é também uma verdadeira aula de estratégia, trabalho em equipa, liderança e, sobretudo, visão de negócios.

Qual a lição para os recursos humanos? É fundamental que todos os colaboradores saibam exactamente o que deve ser feito e que sejam conduzidos de forma clara e eficiente por um líder motivador, que oriente e que esteja sempre preparado para lidar com imprevistos e possíveis conflitos entre os membros da sua equipa.

 

  • House of Cards

A relação entre poder, dinheiro e liderança é o principal factor desta série. A história mostra que é possível exercer liderança sobre pessoas sem que exista uma ligação directa com o poder que o dinheiro proporciona.

Pensando em como os recursos humanos podem levar as lições da série para dentro da empresa, podemos salientar que o desenvolvimento de um profissional, deve ser estimulado, considerando as habilidades de relacionamento e a capacidade de influenciar os outros.

 

  • Suits 

O trabalho em equipa leva um grupo de advogados a resolver os casos de uma forma prática e imparcial. Assim também acontece nas empresas, quando é preciso usar a razão para observar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças.

A série discute a importância do líder contar em eu redor com profissionais competentes, com conhecimentos técnicos e raciocínio lógico. Por outro lado, chama a atenção para um aspecto negativo: trabalhar exaustivamente pode ter um efeito contrário, acabando por comprometer os resultados.

 

  • How to Get Away with Murder

Uma equipa leal e dedicada à sua liderança surge na série perante uma líder firme que inspira confiança. O planeamento de estratégias, a delegação de responsabilidades e o cumprimento de metas servem de aprendizagem dando aos recursos humanos uma forma estratégica de actuar na empresa.

 

  • Narcos

A vida e a “carreira” de Pablo Escobar são retratadas nessa série de uma forma ampla, onde a sua visão dos negócios predomina e ultrapassa fronteiras. Com uma tendência de empreendedorismo e liderança nata, Escobar percebe que pode aumentar a produção e, consequentemente, o facturamento.

Ilegalidades à parte, um líder com boa expertise na gestão de pessoas e processos pode conduzir a empresa a lugares inimagináveis — reconhecer talentos é um dos papeis mais importantes no trabalho da equipe de recursos humanos.

 

Ler Mais