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Estas cinco perguntas vão ajudá-lo a melhorar como profissional
Os períodos de dificuldade, mudança ou incerteza podem ser uma boa oportunidade para reavaliar a direcção actual da sua carreira e levar a cabo ações concretas para melhorar as suas capacidades. Ao fazê-lo, pode assegurar que ultrapassa esta crise equipado com as habilidades necessárias para tirar o máximo proveito de qualquer oportunidade, e para dar novos passos na sua trajetória profissional.
Tendo em conta os seus objectivos profissionais a longo-prazo, a Robert Walters, consultora de recrutamento e seleção especializada para postos intermédios e diretivos a nível global, partilhou cinco perguntas que vão ajudar a identificar as principais áreas de aperfeiçoamento profissional.
1. O que me interessaria aprender mais?
Começar pode ser a parte mais difícil de qualquer viagem, pelo que é bom começar com algo que sempre o tenha interessado. Talvez seja um profissional de recursos humanos com grande interesse pela programação, mas que nunca teve uma oportunidade de formação nesse sentido, ou talvez gostasse de saber falar em público apesar do seu trabalho não o exigir.
Tome nota de todas as áreas de aprendizagem que lhe interessarem e faça uma pesquisa online para encontrar recursos que possa aproveitar. Comece com algo que lhe chame a atenção, pode ser um curso, workshop, webinar ou podcast. Mais uma vez, isto não tem que estar directamente relacionado com o seu trabalho, e nunca se sabe quando estas habilidades profissionais adicionais poderão vir a ser úteis.
2. O que me fará brilhar no trabalho?
Agora que já começou, não pare. Para muitos, a melhor maneira de continuar é aprender alguma coisa directamente relacionada e relevante para o seu trabalho, para que os benefícios imediatos do esforço de aprendizagem sejam facilmente visíveis. Identifique as áreas do seu trabalho que já domina, explore aquilo que poderá ajudar a destacar-se ainda mais, e foque os seus esforços em melhorar estas e outras áreas em que não é tão bom.
3. O que me fará sentir menos frustrado no trabalho?
Melhorar as suas qualificações não tem de ser apenas aprender coisas novas, podendo consistir em rever o mais básico. Enfrente os aspectos do seu trabalho em que sente mais dificuldades, reflectindo sobre aquilo que é mais frustrante a cada dia. Será a sua caixa de entrada a transbordar de emails, ou a sua lista crescente de tarefas por fazer? Perde demasiado tempo em tarefas administrativas tediosas, ou custa-lhe comunicar de forma eficaz com os outros?
Uma vez identificados os pontos fracos do seu trabalho diário, procure formas de melhorar estas áreas. Isto pode incluir falar com um colega de trabalho para averiguar como realiza as suas próprias tarefas administrativas rapidamente (talvez tenha algum segredo ou dica útil), ou ler artigos sobre como gerir o seu tempo de forma mais eficaz.
4. O que me ajudará a desenvolver uma vantagem competitiva no mercado de trabalho?
Mesmo que se veja na sua empresa actual a longo-prazo, os seus objectivos profissionais não deveriam estar vinculados ao seu trabalho e empresa. A longo-prazo, o que se vê a fazer, e que habilidades necessita para alcançar os seus objectivos?
Por exemplo, se trabalha como developer, mas tem planos de se converter em director no futuro, vai precisar de algo mais que habilidades técnicas para conseguir o cargo desejado. Isto pode incluir capacidades de liderança, de comunicação eficaz com as equipas e partes interessadas, assim como capacidades de gestão de vários projetos com prazos diferentes em simultâneo. Ao desenvolver estas habilidades “soft” que muitas pessoas consideram que faltam aos profissionais técnicos, com o tempo irá encontrar-se em vantagem face aos outros candidatos da sua especialidade, seja para uma promoção num cargo interno ou para uma posição noutra empresa.
5. Estarei a pensar holisticamente?
Embora seja positivo ter áreas específicas para melhorar, assegure-se de que também considera o panorama geral e que não deixa de lado nenhuma outra oportunidade de melhoria. Avalie se está demasiado focado em desenvolver soft skills e não o suficiente as hard skills, ou vice-versa. Está a explorar todos os recursos que poderia aproveitar, ou está a utilizar um método único, como por exemplo webinars? Está a exigir o suficiente de si mesmo, ou a exigir demasiado, tornando-se insustentável a longo prazo?