Estas estratégias vão ajudá-lo liderar uma equipa vencedora

Mudar para uma função de chefia não significa necessariamente que a pessoa esteja equipada para liderar. Embora a liderança seja uma qualidade inata para alguns, para a maioria é algo que se tem de aprender e trabalhar diariamente.

 

A Robert Walters, consultora de recrutamento e selecção especializada para postos intermédios e directivos a nível global, lançou um e-guide para novos managers onde partilha estratégias para uma boa liderança.

 

1. Saiba quando dar um passo atrás
Delegar não é partilhar uma carga de trabalho elevada, pelo contrário, os líderes reconhecem quando devem afastar-se para dar uma oportunidade aos membros da sua equipa de se destacarem. Tal significa permitir que os seus colaboradores implementem a sua própria abordagem e corrijam os seus erros. Obviamente, se os projectos começarem a perder o rumo, o líder terá de intervir. No entanto, os líderes devem oferecer apoio sem cair em comportamentos de microgestão, que afectam negativamente a confiança dos colaboradores.

 

2. Prepare os outros para o sucesso
Os líderes devem estar genuinamente comprometidos com o desenvolvimento das suas equipas. Desde incentivar programas de formação, melhoria das qualificações e a especialização dos seus colaboradores, os bons líderes permitem que a equipa determine o curso do seu desenvolvimento profissional e irá incentivá-los a reconhecer e alcançar o seu pleno potencial.

 

3. Coaching
Um elemento essencial para assegurar que os outros se destacam é apoiá-los e guiá-los no caminho do sucesso. O coaching anda de mãos dadas com a liderança. Não se trata apenas de dar conselhos, mas de fornecer um espaço aberto para que os outros partilhem os seus problemas, discutam ideias e cheguem às suas próprias conclusões sobre os próximos passos.

 

4. Ofereça feedback com honestidade e empatia
Quando se trata de desenvolver a sua equipa, oferecer feedback contínuo e significativo para os seus colaboradores é altamente valioso. Mas nem sempre é fácil, principalmente se precisar de resolver um problema. Acima de tudo, procure manter o seu feedback construtivo em vez de crítico:

    • Seja específico e concentre-se no problema – Não assuma que um colaborador possui todo o contexto para perceber por que é que algo pode ser um problema. Procure explicar sempre o “porquê” para garantir que o seu feedback é accionável.

 

    • Não torne a situação pessoal – Concentre-se na situação e não no indivíduo para impedir que o seu colaborador se sinta atacado ou na defensiva.

 

    • Considere o seu tom e linguagem – O ideal é que o feedback seja feito cara-a-cara e de maneira concisa, clara e calma. Se não puder fazer críticas pessoalmente, pegue no telefone em vez de enviar um e-mail e esteja consciente da linguagem que vai usar. De forma crítica, deve evitar o uso de palavras com forte carga emocional, como “decepcionado” ou “frustrado”.

 

    • Abertura para comentários – Sempre que estiver a oferecer feedback, deve dar aos seus colaboradores a oportunidade de partilharem as suas opiniões e, juntos, devem desenvolver etapas concretas para a solução. Isto não apenas demonstra ao seu colaborador que se importa, mas transforma a discussão num plano de ação positivo, em vez de numa “bronca”.

 

  • Equilibre o positivo e negativo – O feedback deve ser fornecido continuamente e nunca deve concentrar-se inteiramente nos positivos ou negativos. Pode ser tentador suavizar o feedback negativo tecendo elogios. O elogio deve ser dado quando for devido, sendo melhor acompanhado de apreciação.

 

5. Convide a crítica construtiva
Além de fornecerem feedback, os líderes também convidam as suas equipas a comentar o seu desempenho. Pode ser difícil, mas o feedback dos colaboradores é valioso para desenvolver o seu estilo de liderança. A melhor maneira de obter feedback construtivo é fazendo perguntas, como:

– Como poderia eu apoiá-lo melhor se fôssemos fazer este projecto novamente?
– Que obstáculos encontrou ao realizar o projecto?
– Como acha que poderíamos contorná-los?

 

6. Adopte uma abordagem ágil
No mundo de trabalho acelerado em que vivemos, os líderes precisam de se adaptar rapidamente. Adoptar uma abordagem flexível ao seu estilo de liderança e comprometerem-se com uma situação de desenvolvimento contínuo irá ajudar a que se sinta mais confortável com as mudanças e a ajustar o seu estilo de liderança para obter o melhor de sua equipa.

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