Estas quatro perguntas vão ajudá-lo a rever a sua carreira e melhorar as suas qualificações

Ainda que o seu trabalho tenha sido afectado pela COVID-19, esta crise é uma boa oportunidade para se auto-examinar (os seus pontos fortes, habilidades, paixão e objectivos) e fazer uma revisão da sua carreira. De onde vem, onde se encontra agora, e para onde quer ir?

 

Os especialistas da Robert Walters, consultora de recrutamento e selecção especializada para postos intermédios e directivos a nível global, em parceria com a agência criativa Just Add Water, criaram um guia para que qualquer pessoa possa redescobrir a sua carreira e aperfeiçoar as suas habilidades e competências em momentos de mudança e incerteza.

Aqui ficam quatro perguntas que podem ajudá-lo:

 

1. Quem quero ser e porquê?
Descobrir o propósito e a missão da sua carreira é o primeiro passo e também o mais difícil. Quando pensa na sua carreira, ou mesmo na sua vida em geral, quais são as imagens que lhe vêm à cabeça? Por que faz o que faz? O que o levou a decidir as suas mudanças profissionais e as suas actividades diárias no passado? Pense no que o fez optar pela sua carreira actual: tem sido tudo o que esperava? Qual foi o momento mais decisivo da sua carreira até agora? Houve alguma mudança na sua perspectiva e motivações? Ainda lhe agrada trabalhar na sua função, empresa ou sector actual? 

Ao responder a estas perguntas, não se limite ao seu trabalho e responsabilidades: pense também nas suas actividades e interesses pessoais. Muitas vezes, o significado que damos aos nossos hobbies também se pode aplicar ao nosso emprego e ambiente laboral. Por exemplo, se gosta de cozinhar e organizar festas para familiares e amigos, por que não considerar fazer parte de um comité interno para criar melhores relações com os seus colegas de trabalho e fomentar uma cultura corporativa amigável?

 

2. Onde estou agora?
Fazer um balanço da sua realidade actual vai estabelecer uma base para análise. Olhe para trás na sua carreira, actualize o seu currículo e o seu perfil nas redes sociais profissionais, avalie os seus pontos fortes e fracos, habilidades, certificados, valores, aquilo de que gosta e não gosta actualmente. É importante perceber que a nossa percepção da realidade pode ser diferente da dos outros. Enfrente esta avaliação escrevendo o que pensa que é natural e fácil para si, e procure a opinião honesta de familiares, amigos, colegas de trabalho ou a de um consultor de confiança. Mais uma vez, não se limite a avaliações baseadas no seu trabalho, os seus compromissos fora do mesmo também podem ter impactado o desenvolvimento de outras habilidades transferíveis.

 

3. Onde quero chegar, e quando?
Assim que tiver uma ideia mais clara relativamente aos seus objectivos profissionais e à sua situação actual, calcule o objectivo final desejado e o tempo que levará a chegar até lá. Pense quanto tempo pode trabalhar realisticamente, e calcule a quantidade de tempo que ainda tem. Mantenha-se aberto a explorar opções que poderiam não levá-lo directamente ao seu objectivo profissional – por exemplo, uma mudança de carreira em sentido horizontal ou uma mudança de localização. A experiência que se consegue nestes cargos às vezes acaba por nos pôr numa posição mais estratégica para uma futura progressão.

Não está seguro do seu destino desejado? Não se preocupe. Pode ser contraproducente planear com demasiada antecedência toda a sua carreira profissional – isto não só o impedirá de ser flexível e adaptável a diferentes circunstâncias, como também pode fazer com que se bloqueie devido à grande incerteza relativamente ao seu futuro. Pelo contrário, planifique o seu percurso profissional passo a passo de forma constante e metódica.

 

4. Como posso chegar até lá?
A etapa final consiste em estabelecer o seu próprio plano de viagem profissional para alcançar o estado desejado. Quais são as acções práticas que pode adoptar agora de forma a dirigir-se à sua meta imaginada? Sugerimos que identifique primeiro as áreas que precisa de melhorar e aperfeiçoar, e enumerar os recursos que tem ao seu alcance para avaliar se vale a pena aproveitar algum deles. Durante épocas de crise, como o COVID-19, os governos podem aumentar as oportunidades de formação para reforçar a economia – verifique se está ao corrente destes programas especiais e utilize aqueles que são relevantes para si.

Estas quatro macro-perguntas podem ajudá-lo a redescobrir-se e à sua carreira profissional. Uma vez completado este exercício, tire um tempo para reflectir regularmente sobre o seu progresso de carreira para ajudar e aperfeiçoar ainda mais os seus planos. Por último, tenha em conta que é impossível estar sempre a fazer um trabalho significativo que o leve até às metas profissionais planeadas, pelo que não seja demasiado duro consigo mesmo se alguns dias parecerem que não levam a lado nenhum. 

Ler Mais