Estas são as 5 competências que os empregadores hoje procuram

«E que competências traz para esta função?» É a pergunta que certamente vai ouvir em qualquer entrevista de emprego. Há várias competências que deve mencionar se quiser ter sucesso na sua próxima entrevista.

A consultora global de recrutamento Robert Walters partilha algumas dicas:

 

1. Resiliência
A competência mais requisitada no momento é a resiliência. A pandemia global apresentou um conjunto desafios complicados, por isso os empregadores estão a procurar pessoas que possam dar o seu melhor para se adaptar a diferentes situações e lidar com contratempos com uma atitude calma. Embora a resiliência possa parecer uma qualidade intangível, ser capaz de identificar e falar sobre sua capacidade de se recuperar de situações e se adaptar é muito valioso ao entrar no mercado de trabalho.

 

2. Confiança a usar tecnologia
A literacia tecnológica sempre foi valorizada, mas com um número crescente de equipas a trabalhar remotamente, nunca foi tão importante. «Para se manterem relevantes, empresas de todos os sectores estão a procurar profissionais com experiência em tecnologia. Familiaridade com ferramentas como teleconferência, plataformas de colaboração, compartilhamento de arquivos, aprendizado remoto e a capacidade de organizar e realizar eventos virtuais agora são essenciais para muitos», comenta François Pierre-Puech, country manager da Robert Walters Portugal.

 

3. Agilidade
Se aprendemos alguma coisa em 2020, foi que o mundo pode mudar da noite para o dia. Apenas as empresas adaptáveis ​​e ágeis foram capazes de sobreviver, e isso é uma prova da agilidade de suas equipes. «Os gestores de contratação procuram colaboradores que possam ser produtivos em um ambiente sem necessariamente ter um plano, roteiro ou processo escrito a seguir», explica François Pierre-Puech.

 

4. Proactividade
De acordo com os dados SEEK, 42% dos profissionais aprenderam novas competências em 2020 que não teriam se não fosse pela COVID-19. Os gestores de contratação procuram essas pessoas, as pessoas proactivas que tomaram a iniciativa de aprender novas competências ou procurar novas oportunidades.

 

5. Inteligência emocional
A capacidade de compreender, gerir e expressar as suas próprias emoções (e compreender e gerir as das pessoas à sua volta) é uma das melhores competências que pode demonstrar numa entrevista. A autoconsciência aliada à capacidade de se ligar a outras pessoas são as qualidades que podem diferenciá-lo do grupo.

Ler Mais