Estas são as cinco principais razões que levam os profissionais a demitirem-se. Saiba o que fazer para as evitar

De acordo com uma pesquisa recente da Robert Walters, cerca de 85% dos empregadores na Europa acreditam que podem prever quando um colaborador está a pensar em sair da sua empresa.

 

Manter um olhar consciente para os sinais ou indicadores de saída de um colaborador é vital por três razões:

  • Primeiro, permite-lhe abordar o problema numa fase inicial, e talvez mudar a opinião do colaborador.
  • Segundo, dá-lhe a possibilidade de gerir a negatividade da pessoa que se está a despedir e evitar que esta afecte os outros empregados, o que poderia baixar a moral e reduzir a produtividade das equipas.
  • Terceiro, esta abordagem permite-lhe ter mais tempo para criar uma boa estratégia de recrutamento.

 

Neste sentido, a Robert Walters elaborou uma lista com as principais razões que levam os profissionais a demitiram-se, e o que os empregadores podem fazer para evitar.

1. Crescimento limitado na empresa
Os profissionais têm, na maioria dos casos, um desejo de crescer na empresa, e a falta de oportunidades de crescimento é uma das principais razões que os levam a deixar um emprego.

Apreciar o bom trabalho e mostrar reconhecimento aos empregados por um trabalho bem feito, para além de pôr em prática um plano claro de progressão de carreira, podem fazer os seus colaboradores sentir que têm um futuro a longo prazo na empresa.

 

2. Sentem que são mal pagos
O salário é outra das razões principais. Os empregados podem facilmente descobrir o que os seus pares noutras companhias estão a receber, o que lhes dá uma boa noção do seu valor de mercado. Oferecer salários competitivos e outros benefícios pode motivá-los a ficar.

 

3. Já não é desafiante
Os bons profissionais não querem trabalhar por trabalhar, procurando, pelo contrário, estar envolvidos com o trabalho e sentir que estão sempre a aprender. Criar novos desafios e novos objectivos para os empregados se sentirem úteis mantém o seu interesse.

 

4. Sentem-se subvalorizados
Qualquer profissional deseja reconhecimento pelo seu trabalho. Quando uma empresa ignora as conquistas de um empregado, é provável que este vá procurar trabalho noutro sítio, onde se sinta mais valorizado. Implemente um sistema que aprecie realmente o desempenho, de forma a que os empregados se sintam uma parte integral da companhia.

Apreciar o bom trabalho e mostrar reconhecimento aos empregados por um trabalho bem feito, para além de pôr em prática um plano claro de progressão de carreira, podem fazer o seus colaboradores sentir que têm um futuro a longo prazo na empresa.

 

5. A cultura corporativa já não encaixa
Esta é provavelmente a causa mais difícil de resolver. Enquanto as outras razões apresentadas se centram no indivíduo, este pode ser um problema generalizado na sua empresa. Aliás, a cultura corporativa pode ter um grande impacto na satisfação e produtividade dos empregados de uma companhia.

Assim, promover a comunicação no escritório entre managers e as suas equipas pode melhorar as taxas de retenção. Além disso, promover mais oportunidades e iniciativas de networking fora do escritório também cria um sentimento de companheirismo e lealdade entre as equipas.

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