Este chatbot vai dar resposta a um desafio actual no sector da banca

A consultora tecnológica internacional Noesis foi desafiada, por um banco internacional, a identificar e a desenvolver a solução mais adequada para dar resposta, de forma eficiente, ao crescente volume de pedidos de moratórias no seu website.

 

Perante o actual período de incerteza que se vive e que está a impactar a economia, o sector bancário está a disponibilizar moratórias, de modo a apoiar as empresas e particulares, com créditos activos, a ultrapassarem os fortes constrangimentos de falta de liquidez. Tendo em conta que o fluxo de pedidos tem sido exponencial, e dada a urgência do tema, tornou-se fundamental encontrar uma solução que respondesse às reais necessidades da instituição.

Desta forma, com recurso à tecnologia de Inteligência artificial conversacional, a Noesis desenvolveu e implementou um assistente virtual (chatbot). Esta solução pretende, por um lado, oferecer uma melhor experiência ao cliente na sua interacção com o banco e, por outro lado, automatizar os processos da instituição financeira, optimizando a sua capacidade de resposta.

Através do chatbot, a relação banco-cliente torna-se mais eficiente, sendo que este, de forma autónoma e mais intuitiva consegue aceder a toda a informação necessária para iniciar o processo de pedido de moratória, sendo guiado pelo chatbot ao longo de todo o processo, até à submissão do pedido, que pode ser feita com documentos assinados por assinatura digital autenticada. De igual forma, a automatização do processo permite, após a submissão, assegurar o que o pedido, do lado da instituição segue os passos previamente definidos, de forma automatizada, cumprindo as diferentes etapas necessárias até à conclusão do processo.

«Temos procurado responder aos desafios do COVID-19 através de soluções tecnológicas que garantam a continuidade e a produtividade dos negócios, sendo o sector financeiro e da banca um dos quais mais temos apoiado na optimização de canais digitais, assim como na criação de engagement com os seus clientes», explica Rodolfo Luis Pereira, Enterprise Solutions director da Noesis.

E acrescenta que «os tempos de crise são, normalmente, tempos de reflexão e de decisões para os negócios. A situação de confinamento que hoje vivemos está a alterar a forma como contactamos com os clientes e, em contrapartida, o digital está a ganhar ainda mais relevo. Mais do que nunca, é essencial que as organizações ou entidades financeiras não descurem a proximidade e a capacidade de resposta no atendimento ao cliente e na continuidade da prestação de um serviço de excelência», conclui.

Ler Mais