Este fim-de-semana, o trabalho vai dar que pensar

Entre os dias 14 e 16 de Setembro, no Jardim Botânico Tropical, realiza-se o Encontro Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tendo como tema “O trabalho dá que pensar”, vai reunir vários especialistas, nacionais e internacionais. 

Os três grandes temas serão o “Conhecimento e Inteligência Artificial”, “O Homem e a Máquina”, “O Sentido do Trabalho”. Entre os participantes encontram-se o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, o biólogo e vencedor de um Prémio Pulitzer Jared Diamond, e Jean Pisany-Ferry, director de campanha do presidente francês Emmanuel Macron. Estarão também presentes especialistas em inteligência artificial como Arlindo Oliveira, Luís Moniz Pereira e Manuela Veloso.

Entre as questões que a Fundação procura debater, estão “quais as principais transformações sociais, económicas e culturais que estão a mudar o mundo do trabalho. Que profissões estão em risco de desaparecer? Que influência terá a automação na repartição dos rendimentos?  Deverão os robots ser fiscalmente onerados? Como garantir que há uma transferência de experiência e de conhecimento inter-geracional no mercado? E quais as implicações da uberização do trabalho?”, entre outras.

Pela primeira vez, a música ocupa um espaço central num Encontro da Fundação. Além dos debates e documentários, do teatro e workshops, os dias 15 e 16 de Setembro serão encerrados com concertos do grupo Cabo dos Trabalhos, um projecto musical constituído especialmente para o Encontro por Ana Moura, Frankie Chavez, Paulo de Carvalho e Tiago Bettencourt, e do quarteto de jovens saxofonistas polacos The Whoop Group.

Veja também estas notícias