Hub tecnológico de serviços digitais instalado no Porto vai expandir a equipa em Automação e IA
A Emergn, empresa global de serviços digitais, anunciou a expansão da sua área de Automação Inteligente (AI) no hub tecnológico do Porto e prevê contratar 10 novos profissionais qualificados em Portugal.
Com mais de 20 profissionais especializados em automação, a Emergn pretende aumentar a equipa em 2025, com especial foco em Portugal, onde mais da metade da actual equipa de automação está sediada.
«A Inteligência Artificial (IA) em conjunto com a Automação Inteligente promove uma verdadeira revolução. Na Emergn estamos a transformar a forma como as empresas operam, não apenas reduzindo custos, mas também melhorando significativamente a experiência do cliente», explicou Aldis Erglis, chairman da Emergn Latvia, durante a sua apresentação no evento IDC Directions 2024.
«Vamos continuar a demonstrar como essa combinação pode ser aplicada aos negócios com exemplos práticos de clientes-chave», acrescentou.
A integração entre a IA e a AI tem-se revelado uma poderosa ferramenta de transformação para aumentar a produtividade nas organizações. Esta combinação permite automatizar diversos processos baseados em dados, facilitando a gestão e o processamento de informações e permitindo que a tomada de decisão permaneça sob a responsabilidade humana.
Um exemplo prático é a gestão de documentos, onde a IA pode classificar e analisar documentos, enquanto ferramentas de automação, como automação de processos robóticos (RPA), encaminham esses documentos para os colaboradores adequados ou para sistemas específicos, optimizando os fluxos de trabalho. Esta abordagem liberta os profissionais para se concentrarem em tarefas de maior valor agregado, onde a inteligência humana e a capacidade analítica são cruciais.
«Actualmente é fácil sentir a pressão para adoptar a IA apenas porque todos estão a falar sobre o tema. Entretanto, é fundamental que as empresas reflictam cuidadosamente antes de implementar soluções de IA ou automação. No nosso hub tecnológico no Porto, desenvolvemos soluções de automação personalizadas para as necessidades específicas de cada cliente», afirma Pedro Fernandes, Automation Practice lead da Emergn.
No entanto, «cada organização precisa de avaliar se essas tecnologias vão trazer melhorias significativas aos seus processos diários e se são adequadas para as suas operações. A chave está em integrar a inovação de forma estratégica, garantindo que impulsiona eficiência e resultados sustentáveis a longo prazo», sublinha.
Modelo de trabalho híbrido
A Emergn continua a apostar no crescimento em Portugal, onde a empresa já desenvolve a maior parte dos projectos de automação. Com um modelo de trabalho híbrido, frequentemente 100% remoto, a empresa oferece flexibilidade para que os seus colaboradores possam trabalhar de várias partes do país. O escritório no Porto continua a servir como um ponto de encontro, mas a equipa está dispersa em diversas localizações, proporcionando uma combinação equilibrada entre o trabalho remoto e presencial.
«O nosso foco está em criar um ambiente que valoriza a inovação e a flexibilidade. Queremos proporcionar condições para que os nossos colaboradores possam colaborar e inovar, independentemente de onde estejam, enquanto nos preparamos para o futuro da automação e da IA», refere Camila Souto, Global Talent Acquisition lead da Emergn.
«Contratar para áreas tão inovadoras e específicas tem sido um desafio crescente, especialmente com a crescente procura por talentos nestas áreas. Mas, com a flexibilidade do trabalho híbrido ou 100% remoto que oferecemos em Portugal, temos atraído os melhores talentos do mercado», garante.
A área de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na implementação e manutenção de nossas políticas de diversidade e igualdade. Um dos objectivos desta área é assegurar que os processos de recrutamento, desenvolvimento e gestão de talentos estejam alinhados com esses princípios, promovendo uma cultura de inclusão em todas as fases da jornada do colaborador.
Além disso, esta área trabalha em conjunto com as lideranças para garantir que os colaboradores tenham acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, independentemente das suas circunstâncias pessoais. Programas contínuos de sensibilização, como formações em diversidade e workshops sobre viés inconsciente, são implementados para garantir que os gestores e colaboradores da Emergn estejam equipados para criar e manter um ambiente de trabalho inclusivo.