Estes mestrados portugueses estão entre os melhores do mundo (um dos critérios de avaliação é o nível salarial do primeiro emprego após a graduação)

O ranking internacional Best Masters 2024 da Eduniversal identificou os melhores mestrados do mundo com base na notoriedade dos programas, nível salarial do primeiro emprego após a conclusão do grau académico e da satisfação dos alunos. No ranking constam vários mestrados de instituições portuguesas.

 

Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) foi uma das instituições de ensino reconhecidas pelo ranking internacional da Eduniversal. Entre os melhores do mundo estão o mestrado de Estudos de Cultura que sobe uma posição, face ao ano anterior, ocupando agora o segundo lugar, consolidando-se como um dos melhores do mundo na área.

Já na categoria ‘Corporate Communications’, o mestrado em Ciências da Comunicação, mantém-se como o mestrado da área com maior pontuação do país e entre os melhores da Europa.

Outra das instituições que se destacou foi a Nova SBE que viu o mestrado de Economia, o mestrado de Finanças e o mestrado de Gestão da Nova SBE alcançarem a segunda posição a nível europeu. A nível global, distingue-se a entrada directa para o sexto lugar da área de Especialidade em Hospitality & Costumer Experience, do Mestrado em Gestão, do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality.

Também o mestrado da Nova Information Management School (Nova IMS), em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, volta a ser reconhecido como o melhor do mundo na  na categoria de “Business Intelligence and Strategy”, pelo sexto ano consecutivo, pelo ranking Eduniversal.

A Nova IMS vê ainda reconhecidos mais quatro mestrados e pós-graduações entre os melhores do mundo, com destaque para o mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Risco, que ocupa o segundo lugar a nível mundial na categoria de “Risk Management”, e para a pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde, na segunda posição a nível global na categoria de “Health Management”.

E ainda a pós-graduação em Enterprise Data Science and Analytics, classificada em terceiro lugar a nível mundial na categoria de “Big Data Management” e o mestrado em Data-Driven Marketing, com especialização em Marketing Intelligence, que foi posicionado em quarto lugar a nível mundial na categoria de “Retail Sales Management & Business Development”.

Já a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) tem 11 dos seus programas de mestrado no top do ranking Best-Masters 2024 da Eduniversal, nas respectivas áreas. Esta conquista é marcada pela estreia do mestrado em Gestão, que entrou directamente para o oitavo lugar na categoria de “General Management”.

No Top 10, há ainda a destacar o Mestrado em Gestão Comercial e o Mestrado em Data Analytics, que conquistaram o sétimo e o nono lugar, respectivamente.

A FEP também se destaca com vários programas posicionados no Top 20 e Top 40, incluindo os mestrados em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (15.º em termos mundiais) – considerado o melhor mestrado nesta área em Portugal – Finanças (18.º), Marketing (19.º),  Economia (19.º), Economia e Gestão do Ambiente (19.º), Contabilidade e Controlo de Gestão (21.º), Economia e Gestão Internacional (28.º) e Economia e Gestão da Inovação (36.º).

Nova School of Law teve o seu Master’s in Law and Economics of the Sea – Ocean Governance a manter a primeira posição no ranking internacional da Eduniversal na área de Maritime Management, sendo o único curso português no Top50 Mundial.

Também o Master’s in Law and Financial Markets, resultado de uma parceria que une a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a NOVA School of Law, foi distinguido, tendo alcançado a 15.ª posição na região da Europa Ocidental, na categoria de International Business Law, subindo um lugar face a 2023.

Eduniversal publica anualmente o seu ranking oficial dos melhores mestrados e programas de MBA. O ranking Eduniversal analisa e classifica mais de 5800 mestrados e MBA, em 56 áreas de estudo em nove geografias de todo o mundo, analisando os programas de mais de 1800 universidades em 153 países

Ler Mais