Estes projectos receberam 750 mil euros para mitigar o impacto da pandemia na vida de pessoas com deficiência

Foram 28 os projectos de instituições privadas sem fins lucrativos hoje distinguidos no âmbito da 11ª edição do Prémio BPI ”la Caixa” Capacitar. Os projectos receberam em média cerca de 26.785 euros, num total de 750 mil euros.

 

Os projectos financiados pelo Prémio Capacitar vão apoiar cerca de 1400 pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à suspensão das actividades terapêuticas, pedagógicas e de apoio social durante a COVID-19.

Esta situação provocou a perda de autonomia e agravou os problemas de inclusão de pessoas com deficiência, exigindo aos seus cuidadores que, na ausência de qualquer tipo de apoio, assumissem em exclusivo a prestação dos cuidados do dia-a-dia, criando situações de absoluta exaustão dos mesmos.

Segundo dados de um estudo do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), a pandemia deixou as pessoas com deficiência em condições de desigualdade no acesso à educação, sem terapias nem apoios sociais.

O estudo “Deficiência e COVID-19” revela que em 40% dos inquiridos foram suspensos apoios fundamentais tais como terapias importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo e serviços de assistência pessoal. As actividades terapêuticas e pedagógicas suspensas (incluindo transporte para serviços de saúde) durante o estado de emergência também contribuíram para comprometer a autonomia e o bem-estar das pessoas com deficiência.

Muitos dos projectos hoje distinguidos procuram precisamente dar respostas sociais a estas lacunas verificadas nos últimos meses, nomeadamente, o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços a domicílio; acções de apoio aos cuidadores; promoção de acções que assegurem a integração na sociedade, em atividades socialmente úteis ou em negócios sociais; e actividades de promoção da autonomia, nomeadamente actividades desportivas, entre outras.

Foram distinguidos os projectos das seguintes 28 instituições: ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde; Alzheimer Portugal – Delegação Norte;  ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett; APACI; APATRIS 21; APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal; APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga; APPACDM da Trofa; APPACDM de Vila Nova de Gaia – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; ARTENAVE, Atelier – Associação de Solidariedade; Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa; Associação do Porto de Paralisia Cerebral; Associação R.INserir; Associação Salvador; Associação Vila com Vida – a mais valia na Diferença; BIPP – Inclusão para a Deficiência; CAPITI; CERCI BRAGA; CERCIPOM; CERCITOP, CRL; ERICEIRA Surf Clube; Escola de Judo Ana Hormigo; Espaço t – Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária; Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde Bento Menni; Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde Câmara Pestana; Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família; O Fio de Ariana-Educação e Terapia, CRL; Pais-em-Rede.

Criado em 2010, em 11 edições o Prémio Capacitar atribuiu cerca de 6,9 milhões de euros a 219 projetos, apoiando mais de 42.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Os Prémios BPI ”la Caixa”, no valor total de 3,75 milhões de euros, são atribuídos anualmente a fim de apoiar projectos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Infância, Seniores, Solidário, Capacitar e Rural – inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”.

Nos últimos dez anos, em 27 edições concluídas, estes prémios entregaram mais de 18 M.€ para a implementação de 619 projetos de inclusão social em Portugal. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 140.000 portugueses.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Ler Mais