![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/08/startups.jpg)
Estratégias e ferramentas inovadoras para o crescimento e aceleração de startups vão estar em debate amanhã
A Agência Nacional de Inovação (ANI) vai acolher amanhã, dia 12 de Fevereiro, com transmissão online, o seminário internacional “Co-creating and Innovative Tools for Startup Growth and Acceleration”, uma iniciativa integrada no projecto SKALE2CT. O evento reúne especialistas, empreendedores e entidades do ecossistema de inovação para debater estratégias e ferramentas inovadoras que impulsionem o crescimento, a aceleração e a internacionalização de startups.
O seminário contará com a presença de membros do consórcio SKALE2CT e de stakeholders internacionais e incluirá a participação de especialistas do sector, como Marília Santos (Startup Portugal), Jorge Pimenta (IPN), António Teixeira (PICadvanced) e Luís Valente (iLoF), que abordarão temas como o crescimento estratégico, ferramentas inovadoras para a melhoria de startups e os desafios da internacionalização. A sessão de abertura contará com intervenções de Yesenia Otamendi (FSS) e José Antão (ANI).
O projecto é financiado pelo programa Interreg Europe, promove a cooperação inter-regional e a troca de experiências em políticas de inovação, com o objectivo de melhorar os serviços de apoio à tração empresarial de startups e scale-ups, especialmente nos sectores emergentes da biotecnologia e do digital. Entre os principais desafios identificados pelo projecto destacam-se a atracção e retenção de talento qualificado, o acesso ao financiamento para expansão, a entrada em mercados internacionais e a necessidade de uma liderança executiva estruturada.
Para responder a estas necessidades, o consórcio SKALE2CT foca-se no desenvolvimento de soluções em três eixos fundamentais: mentoring e capacitação de gestores, criação de infraestruturas de apoio como incubadoras e centros de prototipagem, e implementação de estratégias eficazes para a gestão e retenção de talentos.
«Com o projecto SKALE2CT, queremos fortalecer a competitividade das startups e scale-ups europeias, melhorar e expandir os serviços de apoio ao crescimento empresarial e alinhar as políticas públicas de inovação com as melhores práticas europeias. O objectivo é contribuir para um ecossistema empresarial mais sólido, sustentável e preparado para os desafios do futuro» conclui António Grilo, presidente da ANI.