Estudantes do IADE colocam jogos ao serviço de causas sociais

O IADE  vai ser palco, entre 5 e 7 de Abril, da terceira edição da Games for Good, uma game jam que visa apoiar, através do desenvolvimento de jogos, instituições e organizações sem fins lucrativos a encontrar as soluções para as suas necessidades recorrendo à tecnologia.

 

A competição, criada no âmbito da licenciatura em Games & Apps Development da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, divide-se em duas categorias: a Games for Good Pro, limitada a 50 participantes, profissionais e estudantes do ensino superior, a partir dos 18 anos; e a Games for Good Junior, dedicada a estudantes do ensino secundário.

A primeira fase da Games for Good Junior, realizou-se nos dias 23 e 24 de Março na Escola Secundária de Gago Coutinho, em Alverca, e consistiu em apurar as 12 equipas (40 estudantes) que vão participar na Games For Good no campus de Santos do IADE.

Micaela Fonseca, coordenadora da iniciativa, explica que o objectivo é «unir a criatividade dos estudantes, as empresas na área da tecnologia e as instituições de responsabilidade social, com o intuito de desenvolver jogos em sintonia com a missão das instituições participantes. São 48 horas de imersão muito gratificantes e que proporcionam vários desafios aos estudantes», acrescenta, considerando que os ajuda a «enfrentar o mercado o mercado».

A Associação Corações com Coroa, Comunidade Vida e Paz, Fundação Infantil Ronald McDonald, a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil e a União Para a Proteção dos Animais são as instituições que se associaram este ano que vão desafiar os participantes a colocar em prática técnicas de criação de jogos.

O Games for Good, promovido pelo IADE, decorre em parceria com a Bee Engineering, a Associação Nacional de Professores de Informática, A Ludoteca e com o apoio da Sony Playstation, McDonalds D. Carlos I, Vitalis, Espaço Cafés e IberAnime.

Veja também estas notícias

Ler Mais