Estudo revela a que hora do dia somos mais (e menos) produtivos. E explica porquê. Revê-se nestes resultados?

Um estudo da empresa britânica Office Freedom revelou que, nos escritórios, os colaboradores costumam ter um pico de produtividade durante a manhã e uma quebra de desempenho a partir do início da tarde. A investigação acompanhou a rotina de dois mil trabalhadores.

 

De acordo com o estudo, o horário mais produtivo é às 10h22. Durante a tarde, diminui a eficiência dos trabalhadores, com uma tendência de quebra às 13h27 e uma menor performance a partir das 14h06.

Entre os factores que influenciam a eficiência no escritório, os inquiridos relatam os níveis de barulho (36%), a temperatura ambiente (32%) e as interrupções dos colegas (32%). Os participantes também indicam as principais razões pelas quais não se sentem envolvidos com as tarefas profissionais: passar muito tempo em frente ao computador (27%); ser interrompido por colegas (24%) e não fazer pausas suficientes longe do ambiente corporativo (22%).

O mesmo estudo mostra que 54% concordam que a sua produtividade aumenta quando estão no escritório com os colegas, em comparação quando se encontram em teletrabalho, e 38% relatam que estar num ambiente de escritório ajudou a aumentar a sua eficiência.

A pesquisa apontou ainda que os níveis de energia são mais baixos no início e no final da uma semana e que, num dia de trabalho típico, as pessoas reclamam ou dão a entender que estão cansadas, em média, três vezes. Para ganharem energia, os profissionais revelam que bebem café (31%), passeiam ao ar livre (25%) e bebem chá (24%).

Ler Mais