Estudo revela as cinco profissões que serão mais afectadas pela Inteligência Artificial

O avanço tecnológico tem, ao longo do tempo, afectado várias áreas de actividade com mudanças significativas. A transformação mais actual está relacionada com o aparecimento do ChatGPT, e outras ferramentas similares, e o seu impacto no mercado de trabalho. Tendo isto em mente, o Ekonomista identificou as profissões mais afectadas pela Inteligência Artificial.

 

Robert Seamans, professor da Universidade de Nova Iorque, envolvido num estudo sobre o impacto dos modelos de linguagem, como o ChatGPT, GPT-4, Bing e Bard, nas profissões, destacou o telemarketing como a profissão mais susceptível a mudanças nesta modelagem linguística.

 

Assim, as cinco profissões mais afectadas pela IA que surgem na lista deste estudo são:

  1. profissionais de telemarketing;
  2. professores universitários de língua e literatura inglesa;
  3. professores universitários de língua estrangeira;
  4. professores universitários de história;
  5. e professores universitários de direito.

 

No entanto, alguns estudos também apontam que áreas como contabilidade, tradução, ensino, programação, sociologia, ciência política, mediadores, juízes e magistrados, bem como finanças e investimento podem ser afectadas pela IA.

A mesma tendência aplica-se a matemáticos, intérpretes e escritores, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade da Pensilvânia e da OpenAI.

 

É possível a adaptação à mudança nas profissões mais afectadas pela IA?
Embora algumas profissões possam ser negativamente afectadas e até desaparecerem em determinadas áreas, também há novas oportunidades a surgir através desta transformação. Por isso, a adaptação e o desenvolvimento de competências relevantes para as exigências da IA são essenciais para os profissionais enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades que surgem neste cenário em constante evolução.

Para se preparar para o futuro, é importante desenvolver competências digitais, focar-se na aprendizagem contínua, ficar atento às tendências do mercado de trabalho e trabalhar a capacidade de se adaptar. Além disso, importa ainda cultivar as competências interpessoais relacionadas com a forma como pensamos, trabalhamos e nos relacionamos com as outras pessoas.

Algumas das principais soft skills incluem pensamento crítico, capacidade para tomar decisões complexas, inteligência emocional e empatia, criatividade, colaboração e trabalho em equipa e competências de comunicação interpessoal.

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