Existem cópias de nós mesmos? O Universo pensa? Este livro dá a resposta

Afinal, qual é o propósito do que quer que seja? Partindo do pressuposto de que «os físicos são muito bons a responder a perguntas, mas muito maus a explicar por que alguém se deveria importar com as respostas a essas mesmas perguntas», Sabine Hossenfelder, acredita que é imperativo estabelecer a ligação entre especialistas e leigos, até para denunciar a pseudociência: «A menos que se tenha um doutoramento em Física, é difícil distinguir o nosso jargão incompreensível de palavreado sem sentido.»

“A Física e as grandes questões da Vida” é, pois, um livro para aqueles que não se esqueceram de fazer as grandes perguntas e que não têm medo das respostas. Baseando-se nas mais recentes pesquisas em mecânica quântica, buracos negros, teoria das cordas e física de partículas, a autora Sabine Hossenfelder explica o que a física moderna nos pode dizer acerca das grandes questões da humanidade: De onde viemos? Para onde vamos? O que está ao nosso alcance conhecermos?

Neste livro, que também inclui entrevistas com outros cientistas, Sabine Hossenfelder mostra o caminho que falta percorrer para que os físicos consigam responder àquelas questões, indica os limites actuais do conhecimento e aponta as perguntas que podem ficar sem resposta para sempre. «Sim, somos uns sacos de átomos rastejando sobre um ponto azul-pálido no braço espiral externo de uma galáxia notavelmente pouco digna de nota. E ainda assim, somos muito mais do que isso.»

 

Editora: Bertrand.