Finlândia vai oferecer licença parental igual para pais e mães

Está em vigor na Finlândia uma nova lei que redefine a duração da licença parental para ambos os pais. Pela primeira vez, tanto as mães como os pais têm direito a uma licença parental paga com a mesma duração. Ambos os pais recebem subsídio por 160 dias cada um, de acordo com o Expresso.

 

Para além disso, existe um subsídio de maternidade. Em conjunto, os pais podem assim ficar em casa com o seu filho durante cerca de 14 meses. Um dos pais pode transferir até 63 dias de referência para o outro.

A Ministra dos Assuntos Sociais Aino-Kaisa Pekonen, espera que esta reforma melhore a posição das mulheres no mercado de trabalho e dê também aos pais mais tempo com os seus bebés.

Anteriormente, a licença de maternidade consistia num subsídio de maternidade que podia ser gozado durante 105 dias, a partir da data de nascimento calculada. Os pais tinham direito ao subsídio de paternidade durante 54 dias, enquanto o subsídio de guarda de crianças podia ser reclamado por um dos pais ou por ambos conjuntamente durante 158 dias.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.