Flash Talk: Tornar os colaboradores aliados do negócio

Recentemente, a Chronopost lançou a Radio Red para, através da música, aumentar a energia e também a motivação e o envolvimento dos colaboradores. A iniciativa faz parte de uma transformação cultural que começou no início de 2015, com o objectivo de manter as pessoas alinhadas com o negócio.
Por Ana Leonor Martins

«Ao promovermos um ambiente saudável, divertido, e aberto à inovação e à criatividade, estamos a oferecer todas as condições necessárias para que a produtividade aumente.» Quem o afirma é Ricardo Vilhena, director de Recursos Humanos da Chronopost que acredita que só se pode entregar propostas de valor ao mercado se os colaboradores se sentirem envolvidos e comprometidos com o seu trabalho. E explica como o asseguram.

 

Recentemente, a Chronopost lançou um projecto radiofónico interno, a Radio Red. Com que objectivo?
A ideia da Radio Red nasceu sensivelmente há um ano quando, juntamente com a direcção de Marketing e Comunicação da Chronopost, reflectimos sobre o que faria sentido para criarmos uma estrutura de envolvimento eficaz e duradoura com os nossos colaboradores, de uma forma divertida e não-intrusiva.

Apoiar e motivar as nossas equipas está no ADN da Chronopost, pelo que a criação desta rádio é mais uma tentativa de mostrarmos que estamos verdadeiramente preocupados com o bem-estar dos nossos colaboradores e que lhes damos as ferramentas necessárias para se sentirem felizes por trabalhar aqui.

De que forma contribui, em concreto, para motivar os colaboradores?
A música tem o poder de alterar o nosso humor, aumentar os níveis de energia e ajudar no combate ao stress. Na Chronopost queremos transmitir boas energias aos nossos colaboradores e a rádio pareceu-nos ser uma ferramenta acertada para responder a estes desafios.

Sendo uma empresa de transportes de encomendas expresso, a maioria dos colaboradores estará fora da empresa. Como é que os colaboradores podem ouvir as emissões?
A rádio funciona precisamente no período horário em que a maior parte dos nossos distribuidores se encontra nas estações, ou seja, entre as 7h e as 9h. A Radio Red é emitida em 12 estações da Chronopost, de norte a sul do país, sendo difundida em directo a partir da “emissora” que criámos em Lisboa.

Os cerca de 800 colaboradores das estações da Chronopost em Portugal podem assim desfrutar de manhãs mais animadas no período em que, teoricamente, seria de maior stress para eles.

Como é que são feitos os programas de rádio emitidos? Qual a logística envolvida, quer a nível físico quer humano?
As emissões ocorrem a partir do estúdio que montámos na estação de Lisboa, contando com música, notícias, passatempos e muito entretenimento nas primeiras horas da manhã. Mas para que isto fosse possível, tivemos naturalmente que envolver os parceiros certos.

Este projecto nasceu da parceria com a Índigo, visando desenvolver um projecto que envolvesse ter música no período mais importante da manhã para os nossos distribuidores: enquanto preparam as encomendas nas viaturas para a respectiva entrega. Em conjunto, estabelecemos o programa, as parcerias restantes com a Sony e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), bem como a locutora que iria animar as manhãs.

Como é que este projecto se integra na estratégia de comunicação interna da empresa?
Esta iniciativa faz parte de uma transformação cultural que começámos a operar no início de 2015 e que pretende promover entre os nossos activos mais importantes – as pessoas – um alinhamento harmonioso entre os seus valores pessoais e os valores organizacionais.

A política de comunicação interna é muito importante para nós. Primamos sempre pelo saber motivar e envolver, em primeiro lugar, o público interno, para o conseguir depois eficientemente a nível externo, junto dos nossos clientes. Por isso, do ponto de vista interno, a Radio Red e outras iniciativas que já implementámos no passado, permitem tornar os nossos colaboradores nos verdadeiros embaixadores da nossa marca.

Antes de vendermos o serviço/ produto aos nossos clientes, precisamos de convencer os nossos colaboradores de que somos os melhores, fomentando um elemento de ligação entre cliente, serviço/ produto e colaborador. Só podemos entregar propostas de valor ao mercado se os nossos colaboradores se sentirem envolvidos e comprometidos com o seu trabalho.

De forma resumida, que outras iniciativas destacaria neste âmbito?
A Radio Red vem juntar-se a outras iniciativas de comunicação interna e de gestão e motivação de pessoas já existentes na Chronopost, como por exemplo o torneio de futebol que promovemos com os nossos colaboradores, a participação em corridas solidárias, com a equipa de ChronoRunners, ou o programa de descontos Chrono+. Destacamos ainda o programa Get 2 Work, que tem como objectivo potenciar a empregabilidade dos familiares dos colaboradores que se encontram em situação de desemprego, através de workshops de desenvolvimento de técnicas de procura de emprego, onde são trabalhadas competências necessárias para que os participantes se tornem mais “empregáveis”. Trata-se de iniciativas que fazem parte do compromisso interno da Chronopost de estarmos próximos dos nossos colaboradores e de nos preocuparmos com a sua felicidade e bem-estar.

Quais as vossas prioridades ao nível da Gestão de Pessoas?
O capital humano é o activo mais importante da Chronopost e reconhecemos claramente que o nosso sucesso se deve aos nossos colaboradores. Manter uma equipa de cerca de 800 pessoas, com um perfil heterogéneo que agrega profissionais jovens e outros mais seniores, com formação mínima obrigatória ou qualificação superior, conseguindo que estejam permanentemente motivados e orientados para as questões de qualidade, produtividade e satisfação do cliente, é um desafio.

A nossa gestão de Recursos Humanos é fortemente orientada para o desenvolvimento das pessoas, promovendo a mobilidade interna e progressão na carreira. Temos inúmeros colaboradores que entraram na empresa como motoristas/ distribuidores e que hoje assumem na empresa funções de coordenação. Consideramos fundamental manter o alinhamento dos recursos humanos com a estratégia do negócio; apostamos fortemente no processo de integração dos novos colaboradores na empresa; desenvolvemos as competências pessoais e profissionais dos colaboradores; avaliamos o desempenho através de processos justos e consistentes a todos os colaboradores; fortalecemos a cultura organizacional centrada nos valores institucionais; e envolvemos constantemente os colaboradores em projectos de mudança e processos de melhoria contínua.

Qual a importância de todas estas iniciativas/ actividades ao nível do negócio?
As organizações só se transformam graças às pessoas e estas não mudam se as estruturas, processos e sistemas de recompensa não mudarem também. Uma transformação cultural exige uma equipa de liderança comprometida com esses objectivos e estamos confiantes de que iniciativas como esta só contribuem para índices de produtividade e motivação elevados.

Ao promovermos um ambiente saudável, divertido, e aberto à inovação e à criatividade, estamos a oferecer todas as condições necessárias para que a produtividade aumente. Se os colaboradores sentirem um apoio forte por parte da empresa e o “amor à camisola”, vão ter mais motivação para trabalhar em prol da empresa e dos seus clientes.

Vender um produto, uma ideia e um posicionamento para o colaborador passa a ser tão relevante quanto para o cliente. Traduz-se em torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da empresa e igualmente preocupado com o seu desempenho.

Quais considera serem os principais factores para manter uma equipa motivada e a uma cultura coesa?
São com certeza muitos e todos eles muito importantes. Mas destacaria a assertividade, a humildade, a dedicação, a confiabilidade e o respeito pelas pessoas e pela organização. Uma política assente nestes princípios tende a envolver positivamente o liderado, a servi-lo e a conseguir potenciar o seu talento.

Ler Mais